COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Pernambuco supera meta de imunização dos trabalhadores da educação básica com 1ª dose de vacina contra covid-19

Segundo Secretaria Estadual de Saúde, 126 mil trabalhadores da educação básica já tomaram a primeira dose da vacina em Pernambuco

Margarida Azevedo
Margarida Azevedo
Publicado em 23/06/2021 às 18:09
WELINGTON LIMA/JC IMAGEM
Recife montou centros de vacinação e drives-thru para proteger a população contra a covid-19 - FOTO: WELINGTON LIMA/JC IMAGEM
Leitura:

Em Pernambuco, mais de 100% dos trabalhadores que atuam em escolas da educação básica já foram vacinados com a primeira dose da vacina contra a covid-19, segundo o secretário estadual de Saúde, André Longo. Em relação aos trabalhadores do ensino superior, esse índice atualmente é de 66,8%.

A vacinação para esses públicos foi liberada pelo governo estadual quase um mês atrás, em 27 de maio, mas começou em datas diferentes, de acordo com a programação de cada município. Recife, por exemplo, iniciou antes, vacinando trabalhadores da educação básica com idades entre 40 e 59 anos a partir de 29 de abril.

A Secretaria de Saúde de Pernambuco informou, na tarde desta quarta-feira (23), que 126.504 profissionais que trabalham com educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, cursos profissionalizantes e EJA do Estado estão com a primeira etapa de imunização concluída. 

Isso representa 115% dos trabalhadores da educação básica. A projeção inicial da secretaria era atender 109.908 pessoas, público estimado desse grupo.

Como o universo de trabalhadores da educação é mais amplo pois envolve porteiros, merendeiras e pessoal da parte administrativa, por exemplo, entre outras funções, é uma conta mais difícil de fazer do que se fossem apenas os docentes. Daí a explicação para ultrapassar os 100% projetados.

Entre os trabalhadores do ensino superior, 17.422 pessoas estão vacinadas com a primeira dose que protege da covid-19. O público previsto desse grupo, conforme a Secretaria Estadual de Saúde, é de 26.062 profissionais.



"Superamos a meta de vacinação dos trabalhadores da educação do ensino básico. Já chegamos a vacinar com a primeira dose mais de 100% deles, inclusive com um número maior do que estava previsto inicialmente nesse público de trabalhadores essenciais. Nós ainda estamos buscando atingir a meta dos trabalhadores do ensino superior. Chegamos nesse momento 66,8% desses trabalhadores", afirmou André Longo, durante coletiva online.

"Mas mesmo com a vacinação avançada desses trabalhadores ainda há que se falar em completar a vacinação com a segunda dose, fundamental para garantir a imunidade. Ainda é cedo para falar em retomada total de ensino presencial. Com o decorrer do processo de imunização não só dos trabalhadores da educação mas de toda a população, certamente, no futuro nós vamos falar dessa retomada total do ensino presencial", complementou o secretário de Saúde.

No Recife, segundo o vacinômetro, painel virtual que contabiliza a aplicação da vacina contra a covid-19, 40.375 trabalhadores da educação tinham tomado a primeira dose até a última segunda-feira (21). 

AULAS

Todas as etapas da educação básica, de escolas públicas e privadas, podem ter aulas presenciais, desde que as unidades cumpram o protocolo sanitário elaborado em conjunto pelas Secretarias Estaduais de Saúde e de Educação. O mesmo vale para o ensino superior.

Um das exigências é o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as bancas nas salas de aulas. Nos colégios que conseguem manter essa distância não há necessidade de adoção de rodízio de estudantes.

Somente quando a quantidade de alunos é maior que a capacidade do espaço físico, considerando essa regra, é que as escolas intercalam a presença dos discentes. Um grupo vai presencialmente e outro fica em casa, acompanhando as aulas remotamente.

 

 

 

Matéria de origem

Comentários

Últimas notícias