COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Começam nesta segunda-feira inscrições para seleção de 2.893 vagas do IFPE

Inscrições vão até 18 de julho e são gratuitas. Há vagas em cursos técnicos e superiores. IFPE tem câmpus em 16 cidades de Pernambuco

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 05/07/2021 às 7:00
Notícia
X

Estão abertas, desta segunda-feira (05) até 18 de julho, as inscrições para o processo seletivo que vai preencher 2.893 vagas em cursos técnicos e superiores do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) neste segundo semestre. Não haverá vestibular. Os candidatos serão selecionados por meio do resultado do Enem ou das notas que tiraram durante o ensino fundamental ou ensino médio.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site da comissão do vestibular. A instituição destina 60% das vagas para quem estudou em escola pública. O IFPE tem câmpus em seis cidades da Região Metropolitana (Recife, Abreu e Lima, Cabo, Igarassu, Ipojuca, Jaboatão, Olinda e Paulista) e oito do interior (Afogados da Ingazeira, Barreiros, Belo Jardim, Caruaru, Garanhuns, Palmares, Pesqueira e Vitória de Santo Antão).

A formação técnica pode ser uma boa opção para quem deseja ingressar mais rápido no mercado de trabalho. Do total de vagas oferecidas, 377 são para cursos superiores; 2.129 para cursos técnicos na modalidade subsequente (para quem já possui ensino médio e fará apenas a formação técnica); 352 para cursos técnicos integrado (para quem vai cursar ensino médio e curso técnico ao mesmo tempo); e outras 35 vagas na modalidade Proeja.

Para os cursos superiores, o candidato escolhe se vai querer concorrer com a nota do Enem ou com o desempenho escolar. Se a opção for o Enem valerá o resultado dele no exame de 2016 a 2020. Quem preferir o histórico escolar deverá usar as notas que tirou na escola no 1º e no 2º ano do ensino médio.

Nos cursos técnicos subsequentes, o concorrente será avaliado com o seu desempenho no 1º e no 2º ano do ensino médio. Já para os cursos técnicos integrados, o estudante vai disputar as vagas com as notas que tirou do 6º ao 8º ano do ensino fundamental.

No edital dos processos seletivos é possível saber os cursos ofertados, quadro de vagas e cidades onde estão distribuídas.

Edital dos cursos superiores

Edital dos cursos técnicos

Tags

Autor