COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Recife lança nesta quinta-feira (8) programa de combate à pobreza menstrual

Lançamento será às 11h pelo Youtube da Prefeitura do Recife. Olinda anunciou, em junho, a distribuição de absorventes para alunas dos anos finais do ensino fundamental

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 07/07/2021 às 18:39 | Atualizado em 07/07/2021 às 20:49
Notícia
X

Depois de Olinda, agora o Recife vai implantar uma ação para distribuir absorventes para 17 mil alunas da rede municipal com idade a partir de 10 anos. O lançamento do Programa de Combate à Pobreza Menstrual será nesta quinta-feira (8), às 11h, pelos canais oficiais da Prefeitura do Recife e da Secretaria Municipal de Educação no Youtube.

De acordo com o estudo “Pobreza Menstrual no Brasil: desigualdade e violações de direitos”, do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), 713 mil meninas vivem sem acesso a banheiro ou chuveiro em seu domicílio e mais de 4 milhões não têm acesso a itens mínimos de cuidados menstruais nas escolas.

A pobreza menstrual é caracterizada pela falta de acesso a recursos, infraestrutura e até conhecimento por parte de pessoas que menstruam para cuidados envolvendo a própria menstruação.

Ainda no Brasil, segundo o Relatório Livre para Menstruar, elaborado pelo movimento Girl Up, que defende justamente a criação de leis que proporcionem dignidade menstrual, cerca de 7,5 milhões de meninas menstruam na escola. Quase 90% delas frequentam a rede pública de ensino.

Em Olinda, a gestão municipal anunciou, em meados de junho, que adolescentes que estudam na rede municipal vão receber, a partir deste mês ou de agosto, absorventes íntimos. A estimativa da Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Juventude é beneficiar cerca de 6 mil alunas com idades entre 11 e 16 anos, a maioria matriculadas nos anos finais do ensino fundamental (6ª à 9ª série).

Tags

Autor