COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Quer aprender ou revisar assuntos básicos de matemática? MEC oferece curso online e gratuito

Formação é voltada para alunos e professores e está com inscrições abertas

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 09/07/2021 às 14:44 | Atualizado em 09/07/2021 às 16:58
Notícia
X

Única disciplina que aparece sozinha no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a matemática nem sempre é bem compreendida pelos estudantes. Somente 5% dos alunos acabam o ensino médio com o aprendizado adequado. Para quem tem dificuldade com a matéria, uma boa oportunidade é realizar uma formação em matemática, totalmente online e gratuita, oferecida pelo Ministério da Educação. O curso de extensão, conforme a pasta, é voltado para estudantes e professores e está com inscrições abertas.

A formação é composta por nove minicursos: conjuntos numéricos; operações com números naturais; operações com números inteiros; operações com números racionais/fracionários; operações com números racionais/decimais; potenciação e radiciação; expressões; equações; e funções.

Com carga horária de 60 horas, a formação é realizada em parceria com o Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais da Universidade Federal de Goiás (UFG). Os minicursos são disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem do MEC (Avamec). A primeira turma da formação contemplará 5 mil professores e estudantes.

Vale destacar que os minicursos são autoinstrucionais, ou seja, não contam com a presença de um tutor para acompanhamento e orientação dos estudos e das atividades, nem para tirar as dúvidas por meio de sala de bate-papo (chat) ou de fóruns de discussão. "A realização de todo o processo se baseia na prática de estudo diário e contínuo do estudante", ressalta o MEC.

Ao final de cada módulo há uma avaliação que vale ponto. Para ser aprovado e obter a certificado, o participante deve resolver todas as atividades propostas e atingir, no mínimo, 70% de aproveitamento nas atividades.

 

Tags

Autor