COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

No Dia do Estudante, entidades vão pedir vacina contra covid-19 para alunos de Pernambuco

Representantes da UEP, UNE, Ubes, Umes e ANPG terão reunião com governo de Pernambuco nesta quarta-feira

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 10/08/2021 às 19:05 | Atualizado em 10/08/2021 às 19:13
Notícia
X

Vacina contra a covid-19 para estudantes. Esse é um dos pleitos que movimentos estudantis vão apresentar ao governo de Pernambuco nesta quarta-feira, 11 de agosto, quando se celebra, no Brasil, o Dia do Estudante. O pedido será feito oficialmente por representantes de entidades que têm reunião agendada no Palácio do Campo das Princesas, sede do Executivo estadual, no Centro do Recife, às 9h. A solicitação é que a imunização contemple ao menos os alunos do ensino superior e das turmas de ensino médio da educação básica.

Pernambuco tem cerca de 296 mil universitários, sendo quase 87 mil nas universidades públicas e o restante nas faculdades privadas. Na educação básica são aproximadamente 2,1 milhões de estudantes, dos quais 1,7 milhão estão em escolas públicas e 400 mil nos colégios particulares. Os dados são dos censos produzidos pelo Ministério da Educação.

Atualmente, uma parcela de jovens que está cursando graduação começou a ser vacinada devido à faixa etária. No Recife, por exemplo, já podem se proteger contra a covid-19 pessoas com 23 anos ou mais. Também foi liberada vacinação, na capital, para estudantes que vão fazer intercâmbio fora do País. Em Olinda, a imunização contra o coronavírus já contempla quem tem 22 anos em diante.

"Vamos solicitar que o governo avance no plano de vacinação e contemple nós estudantes, principalmente os do ensino médio e superior. Tem cidades com idades mais avançadas, que já atendem estudantes, mas em outras ainda vai demorar. É um apelo nacional", diz o vice-presidente da União dos Estudantes de Pernambuco (UEP) para RMR, João Victor Duarte, 22 anos, aluno de fisioterapia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). "Também porque houve retorno das aulas presenciais na educação básica, daí a importância de vacinar os estudantes", observa João.

Além dele, estarão presentes, no encontro no Palácio do Campo das Princesas, representantes da União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas de Pernambuco (Umes) e Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG).

Paralelamente à reunião haverá um ato simbólico na reitoria da Universidade de Pernambuco (UPE), em Santo Amaro, área central do Recife, com o mote Vida, pão, vacina e educação. À tarde estão programados atos na UFPE, na Rural (UFRPE) e na Unicap.

Além de pedir a vacina, os estudantes vão protestar contra os cortes de verbas nas universidades federais e e pedir mais recursos para a UPE, que é vinculada ao governo estadual. Será feita também uma homenagem a estudantes vítimas de covid-19, com a colocação de cruzes nesses locais.

Na educação básica haverá panfletagem na frente das escolas estaduais Ginásio Pernambuco (da Avenida Cruz Cabugá) e Sizenando Silveira, no Recife, e Argentina Castelo Branco, em Olinda.

Tags

Autor