COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Prorrogadas inscrições no SSA, vestibular seriado da UPE

Prazo para se inscrever acabaria nesta quinta-feira (19), mas foi ampliado em mais 12 dias. Provas serão realizadas em dezembro

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 19/08/2021 às 14:54 | Atualizado em 19/08/2021 às 15:42
Notícia
X

Boa notícia para os alunos do ensino médio: as inscrições para o Sistema Seriado de Avaliação (SSA), da Universidade de Pernambuco (UPE), foram prorrogadas. O prazo para se inscrever acabaria nesta quinta-feira (19), mas a comissão do vestibular decidiu estender até o último dia deste mês de agosto. Portanto, interessados em participar do processo seletivo poderão se inscrever agora até 31 de agosto. Basta acessar a página do processo de ingresso.

Com a mudança da data final de inscrição também muda o prazo para pagamento da taxa. Depois de inscrito, os candidatos terão até 3 de setembro para quitar a taxa, no valor de R$ 110, em qualquer banco ou casa lotérica. Vale ressaltar que a inscrição só é confirmada após o pagamento da taxa. Até a tarde desta quinta-feira, cerca de 61 mil estudantes tinham efetuado a inscrição.

No SSA, o estudante realiza testes três vezes, ao final de cada série do ensino médio, mas só concorre às vagas no último ano. Uma das novidades é que as provas do SSA 1, para os alunos do 1º ano, e do SSA 2, para os estudantes dos 2º anos, serão em dois domingos seguidos, nos dias 5 e 12 de dezembro, como acontece no Enem. Antes eram aplicadas em um domingo e uma segunda-feira.

O SSA 3, para os concluintes do ensino médio (estudantes do 3º ano), permanecerá em dois dias seguidos. As provas serão em 19 e 20 de dezembro.

JUSTIFICATIVA

Segundo o presidente da comissão do vestibular e pró-reitor de graduação da UPE, Ernani Martins, a prorrogação do prazo de inscrição atende pedidos de candidatos, professores e escolas. "Recebemos muitos relatos de estudantes que desejavam fazer o SSA mas estavam com dificuldade para pagar a taxa agora. Nos reunimos com a gestão central e entendendo essa questão, analisamos e decidimos prorrogar até 31 de agosto. É o prazo máximo que podemos estender diante da necessidade de operacionalizar o processo", explica Ernani. (Veja aqui comunicado da comissão)

O prazo para pedir gratuidade no processo seletivo já passou. Qualquer candidato com NIS teve direito à isenção do pagamento da taxa de inscrição. De acordo com Ernani Martins, aproximadamente 23 mil alunos conseguiram gratuidade no SSA.

NOVIDADES

A partir desse ano foram feitas algumas mudanças no SSA. Uma delas é o aumento da quantidade de vagas destinada aos cotistas, ou seja, egressos de escolas públicas (quem estudou em escola pública do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio). Passou de e 20% para 30%. Outra mudança é a inclusão dos estudantes de escolas federais, que antes não podiam disputar pelo sistema de cotas.

Entre as vantagens do SSA, estão a de que só caem assuntos que o estudante viu naquela série. E a cada ano é divulgada a nota separada do candidato por disciplina. Dá para o aluno investir na matéria que não se saiu bem no ano anterior e assim melhorar o desempenho.

Outro aspecto positivo é que o vestibulando concorre apenas com estudantes que estão concluindo o ensino médio, como ele, já que a disputa por vagas só acontece no 3º ano. No Sisu a concorrência acaba sendo maior porque participam estudantes que já acabaram o ensino médio.

Embora possa ser feito por qualquer pessoa, o SSA exige a presença do candidato em Pernambuco, para realizar as provas, três vezes, o que acaba limitando a participação de concorrentes de fora. No Sisu, como basta ter feito o Enem, a concorrência é nacional, o que aumenta a procura pelas vagas.

PROGRAME-SE

Inscrições: Até 31 de agosto. Taxa pode ser paga até 3 de setembro
Onde: no site do SSA
Taxa de inscrição: R$ 110

Provas

SSA 1: 5 e 12 de dezembro, de manhã
SSA 2: 5 e 12 de dezembro, à tarde
SSA 3: 19 e 20 de dezembro, de manhã

Entenda as mudanças nas cotas

* Mais vagas
Passa a destinar 30% das vagas para quem estudou em escola pública do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. Ou seja, do total ofertado (1.740 vagas), o SSA reserva 522 vagas para esse público

* Egressos de escolas federais
Passa a aceitar como cotista candidatos que estudaram em escolas federais

* Vulnerabilidade econômica
Os 30% das vagas das cotas serão divididos em dois extratos:
- 15% (261 vagas) serão para candidatos com renda familiar por pessoa de até 1,5 salário mínimo
- 15% (261 vagas) vão para concorrentes com renda familiar, por integrante, de mais de 1,5 salário mínimo

Vale lembrar

- O estudante só escolhe o curso que vai concorrer quando se inscreve no SSA 3
- Também somente quando é feita a inscrição no SSA 3 é que o candidato informa se vai concorrer pela ampla concorrência ou pelo sistema de cotas
- Ao conferir a renda familiar do candidato cotista, a UPE vai observar os comprovantes de rendimento dos últimos três meses considerando o último mês de inscrição. Portanto, será avaliada a renda dos meses de junho, julho e agosto

Tags

Autor