COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Recife começa a construir um centro público voltado para primeira infância

Com investimento de R$ 1,5 milhão, Centro de Referência da Primeira Infância do Recife vai funcionar ao lado do Compaz Miguel Arraes, na Madalena

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 26/08/2021 às 16:35 | Atualizado em 26/08/2021 às 17:33
Notícia
X

A partir do próximo ano, crianças de até 6 anos de idade da capital pernambucana, sobretudo aquelas atendidas pelas creches e escolas municipais, terão um novo espaço público destinado a estimular o desenvolvimento delas. Será o Centro de Referência da Primeira Infância do Recife (Criar), que começa a ser construído pela prefeitura na área externa do Compaz Miguel Arraes, localizado no bairro da Madalena, Zona Oeste. Com investimento de R$ 1,5 milhão de verba federal, a ordem de serviço para início da obra foi assinada pelo prefeito João Campos na manhã desta quinta-feira (26). A previsão é que o prédio fique pronto até o final do primeiro semestre de 2022.

"O centro vai possibilitar que a gente integre a nossa rede de educação, nossas creches, olhando para a primeira infância. Será um grande espaço lúdico com atividades no contraturno escolar, com profissionais especializados, metodologias de ensino sensorial, estimulando os sentidos da criança", destacou João Campos. O Criar também vai funcionar como espaço para formação de profissionais que trabalham com a primeira infância, faixa etária que vai do zero aos 6 anos de idade. O recurso para o centro veio de uma emenda da bancada pernambucana na Câmara Federal.

"O centro é uma proposta nova, voltada para a primeira infância e também para a educação infantil. Pretendemos atender as crianças de creches e escolas municipais principalmente da Madalena e região, mas o Criar estará aberto a qualquer público dessa faixa etária. Durante a semana para nossos alunos e nos finais de semana para a população em geral", explica o secretário municipal de Educação, Fred Amancio. Ele informa que a obra deve durar oito meses.

O prédio terá biblioteca com espaços para leitura e contação de histórias infantis; área de estudos; espaços multimídia e para o desenvolvimento do lúdico e de atividades que estimulam os sistemas motor e cognitivo; salas de psicomotricidade relacional; espaços verdes para brincadeiras ao ar livre; e uma área para o atendimento dos beneficiados pelo Programa Mãe Coruja.

Fred Amacio destaca que a gestão municipal tem uma secretaria exclusiva dedicada à primeira infância, o que reforça o compromisso em implementar políticas públicas para os pequenos cidadãos recifenses. Como exemplo, ele cita o Laboratório de Formação da Primeira Infância, inaugurado em maio na Escola de Formação Professor Paulo Freire, também na Madalena. 

Tags

Autor