COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Alunos do ensino médio devem ficar atentos: inscrição no SSA da UPE, vestibular seriado, acaba nesta terça-feira (31)

Interessados em concorrer às vagas do vestibular seriado podem se inscrever até 23h59 desta terça-feira no site do processo seletivo

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 30/08/2021 às 15:37 | Atualizado em 30/08/2021 às 16:28
Notícia
X

Acabam nesta terça-feira (31) as inscrições para o Sistema Seriado de Avaliação (SSA), da Universidade de Pernambuco (UPE). Desta vez não haverá ampliação do prazo, já que o período inicial foi prorrogado. Alunos das três séries do ensino médio podem se inscrever para concorrer a 50% das vagas de graduações. Neste formato de avaliação, o candidato realiza provas três vezes, ao final de cada ano dessa etapa da educação básica. Mas só quando termina, no 3º ano, é que escolhe o curso e disputa uma das vagas.

A inscrição é online, no site do processo de ingresso. Acaba às 23h59 da terça-feira. A taxa de inscrição, no valor de R$ 110, pode ser paga até a próxima sexta-feira (03), em qualquer banco ou casa lotérica. Vale ressaltar que a inscrição só é confirmada após o pagamento da taxa. Segundo o presidente da comissão do vestibular, Ernani Martins, os bancos demoram em média 7 dias úteis para confirmar o pagamento.

Uma das novidades deste ano é que as provas do SSA 1, para os alunos do 1º ano, e do SSA 2, para os estudantes dos 2º anos, serão em dois domingos seguidos, nos dias 5 e 12 de dezembro, como acontece no Enem. Antes eram aplicadas em um domingo e uma segunda-feira.

O SSA 3, para os concluintes do ensino médio (estudantes do 3º ano), permanecerá em dois dias seguidos. As provas serão em 19 e 20 de dezembro.

Até a tarde desta segunda-feira (30), cerca de 65 mil candidatos já tinham efetuado a inscrição no SSA, de acordo com a comissão do vestibular.

VANTAGENS

A partir de agora 30% das vagas são para cotistas, ou seja, candidatos egressos de escolas públicas (quem estudou em escola pública do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio). Antes 20% das vagas iam para as cotas. Outra mudança foi a inclusão dos estudantes de escolas federais, que antes não podiam disputar pelo sistema de cotas.

Entre as vantagens do SSA, estão a de que só caem assuntos que o estudante viu naquela série. E a cada ano é divulgada a nota separada do candidato por disciplina. Dá para o aluno investir na matéria que não se saiu bem no ano anterior e assim melhorar o desempenho.

Outro aspecto positivo é que o vestibulando concorre apenas com estudantes que estão concluindo o ensino médio, como ele, já que a disputa por vagas só acontece no 3º ano. No Sisu a concorrência acaba sendo maior porque participam estudantes que já acabaram o ensino médio.

Embora possa ser feito por qualquer pessoa, o SSA exige a presença do candidato em Pernambuco, para realizar as provas, três vezes, o que acaba limitando a participação de concorrentes de fora. No Sisu, como basta ter feito o Enem, a concorrência é nacional, o que aumenta a procura pelas vagas.

PROGRAME-SE

Inscrições: Até esta terça-feira, dia 31 de agosto. Taxa pode ser paga até 3 de setembro
Onde: no site do SSA
Taxa de inscrição: R$ 110

Provas

SSA 1: 5 e 12 de dezembro, de manhã
SSA 2: 5 e 12 de dezembro, à tarde
SSA 3: 19 e 20 de dezembro, de manhã

Tags

Autor