COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Edital de seleção de 500 professores para escolas municipais de Recife sem data para sair

Secretaria Municipal de Educação diz que o edital "sairá em breve", mas não estipula data. Previsão inicial era publicar em 28 de agosto. Texto está na fase de revisão

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 09/09/2021 às 16:50 | Atualizado em 09/09/2021 às 17:05
Notícia
X

Previsto para 28 de agosto, o edital para realização de seleção simplificada para 500 professores atuarem nas escolas municipais de Recife ainda não saiu. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, o texto do edital está pronto, na fase de revisão. Desta vez sem estipular quando - a data 28 de agosto foi dita pelo secretário municipal de Educação, Fred Amancio - a secretaria informa apenas que "em breve o edital será lançado".

O decreto que autorizou a abertura da seleção saiu no dia 11 de agosto, numa edição extra do Diário Oficial do Recife. Serão abertas 400 vagas para docentes lecionarem em turmas da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano) e 100 para anos finais do fundamental (6º ao 9º ano). Os contratos são temporários.

Segundo a prefeitura, o salário para os docentes que vão atuar com contrato temporário será R$ 4.603,50 para uma carga horária de 270 horas-aula. Para o cargo de professor 1 o candidato deve ser formado em pedagogia. Para o de professor 2 é preciso ter licenciatura com habilitação específica na área do ensino fundamental que vai concorrer.

O edital tem que ser publicado no Diário Oficial, que normalmente sai três vezes por semana, às terças-feiras, quintas-feiras e sábados. Mas é possível publicar edições extras em outros dias, como aconteceu com o decreto que comunicou sobre a realização da seleção simplificada.

CONCURSO

Em junho, o prefeito João Campos anunciou que realizará concurso público para professor. A previsão é abrir o certame no final deste ano ou no início de 2022.

O número de 500 vagas da seleção dos contratos temporários é menor do que havia sido divulgado em junho. Quando foi divulgado que haveria seleção, a gestão municipal informou que seriam 1.300 vagas, total estimado para o concurso.

A rede municipal de ensino do Recife tem 92 mil alunos, 5.400 docentes e 320 unidades escolares, entre creches e colégios. As aulas presenciais voltaram em julho. Haviam sido suspensas em março de 2020 por causa da pandemia de covid-19.

 

Tags

Autor