COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Edital de seleção de 500 professores para escolas municipais de Recife sem data para sair

Secretaria Municipal de Educação diz que o edital "sairá em breve", mas não estipula data. Previsão inicial era publicar em 28 de agosto. Texto está na fase de revisão

Margarida Azevedo
Margarida Azevedo
Publicado em 09/09/2021 às 16:50
MÔNICA OLIVEIRA/PCR
Dos 500 professores, 400 vão atuar na educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental - FOTO: MÔNICA OLIVEIRA/PCR
Leitura:

Previsto para 28 de agosto, o edital para realização de seleção simplificada para 500 professores atuarem nas escolas municipais de Recife ainda não saiu. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, o texto do edital está pronto, na fase de revisão. Desta vez sem estipular quando - a data 28 de agosto foi dita pelo secretário municipal de Educação, Fred Amancio - a secretaria informa apenas que "em breve o edital será lançado".

O decreto que autorizou a abertura da seleção saiu no dia 11 de agosto, numa edição extra do Diário Oficial do Recife. Serão abertas 400 vagas para docentes lecionarem em turmas da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano) e 100 para anos finais do fundamental (6º ao 9º ano). Os contratos são temporários.

Segundo a prefeitura, o salário para os docentes que vão atuar com contrato temporário será R$ 4.603,50 para uma carga horária de 270 horas-aula. Para o cargo de professor 1 o candidato deve ser formado em pedagogia. Para o de professor 2 é preciso ter licenciatura com habilitação específica na área do ensino fundamental que vai concorrer.

O edital tem que ser publicado no Diário Oficial, que normalmente sai três vezes por semana, às terças-feiras, quintas-feiras e sábados. Mas é possível publicar edições extras em outros dias, como aconteceu com o decreto que comunicou sobre a realização da seleção simplificada.

CONCURSO

Em junho, o prefeito João Campos anunciou que realizará concurso público para professor. A previsão é abrir o certame no final deste ano ou no início de 2022.

O número de 500 vagas da seleção dos contratos temporários é menor do que havia sido divulgado em junho. Quando foi divulgado que haveria seleção, a gestão municipal informou que seriam 1.300 vagas, total estimado para o concurso.

A rede municipal de ensino do Recife tem 92 mil alunos, 5.400 docentes e 320 unidades escolares, entre creches e colégios. As aulas presenciais voltaram em julho. Haviam sido suspensas em março de 2020 por causa da pandemia de covid-19.

 

Comentários

Últimas notícias