Oportunidade

Pernambuco anuncia concurso para a Secretaria de Educação com 3.500 vagas; veja o que se sabe

Oportunidades serão para docentes e outros profissionais da área de educação. Edital deve ser publicado até dezembro

Margarida Azevedo Ana Maria Miranda
Margarida Azevedo
Ana Maria Miranda
Publicado em 13/10/2021 às 9:56
Notícia
FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
Oportunidades são para professores e outros profissionais da área de educação - FOTO: FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
Leitura:

O Governo de Pernambuco anunciou, na manhã desta quarta-feira (13), a realização de um concurso para a Secretaria de Educação e Esportes (SEE). No total, serão disponibilizadas 3.500 vagas, para docentes e outros profissionais da educação. Segundo a gestão estadual, o edital com o detalhamento das vagas e do cronograma deverá ser publicado até dezembro. O anúncio foi feito pelo governador Paulo Câmara e pelo secretário de Educação e Esportes, Marcelo Barros, em cerimônia no Palácio do Campo das Princesas.

As vagas ofertadas serão para professores de todas as disciplinas da educação básica, da educação profissional, de educação especial e para o Conservatório Pernambucano de Música. Também haverá oportunidades para analistas em gestão educacional.

O objetivo da gestão estadual é reforçar o quadro da Secretaria de Educação e Esportes para contribuir com a rede de ensino a longo prazo, assim como fazer a reposição de profissionais que se aposentaram ou se afastaram de forma permanente.

“Este é o maior concurso da história da secretaria e possibilitará a oferta de vagas em todos os municípios do território estadual. Esta é uma excelente oportunidade para os cidadãos ingressarem no time de profissionais da educação que mais se destaca no Brasil”, destacou o secretário de Educação e Esportes de Pernambuco, Marcelo Barros.

A previsão do secretário de Educação é divulgar o edital em dezembro e realizar as provas até fevereiro, com contratação dos profissionais até meados de 2022. 

Atualmente, a rede estadual de ensino tem cerca de 35 mil professores, dos quais 19 mil são efetivos e 16 mil, temporários.

Concursos anteriores

Os últimos concursos para cargos efetivos do Quadro Permanente de Pessoal da SEE aconteceram em 2015, quando foram ofertadas 3.000 vagas para o cargo do professor. Foram realizadas cerca de 4.900 nomeações, de 2017 a 2020.

Bônus para professores

Professores da rede estadual irão receber uma premiação extra em dinheiro paga pelo governo de Pernambuco para profissionais das escolas que atingem metas pactuadas. Batizada de Bônus de Desempenho Educacional (BDE), a iniciativa recebeu aval do governador Paulo Câmara (PSB), que sancionou uma lei que altera o critério de concessão do bônus nesta quarta-feira (13).

Ao todo, o investimento será de R$ 71,5 milhões para o BDE, que será pago justamente no Dia do Professor, na próxima sexta-feira (15). De acordo com o governo, em média, o valor médio do BDE será  R$ 2.214,64. O montante que cada profissional receberá depende da sua carga horária de trabalho.

O BDE 2021 vai contemplar 32 mil servidores de 876 escolas da rede estadual. 

Comentários

Últimas notícias