COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Pela segunda vez, Colégio de Aplicação da UFPE vai selecionar alunos novatos por meio de sorteio. Veja como participar

Edital com regras do concurso será publicado nesta sexta-feira (15). Sorteio acontecerá em dezembro

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 14/10/2021 às 17:10 | Atualizado em 14/10/2021 às 19:57
Notícia
X

Pela segunda vez, o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) decidiu realizar seleção dos novos alunos por meio de sorteio. Devido à pandemia de covid-19, no ano passado foi suspensa a aplicação de provas. Agora, uma comissão que estava discutindo o assunto resolveu manter o sorteio como forma de ingresso dos novatos. No próximo ano a escola vai avaliar se adotará definitivamente o sorteio em vez de seleção com provas.

O edital com as regras do sorteio foi aprovado nesta quinta-feira (14) e será publicado no site do colégio nesta sexta-feira (15).

Serão ofertadas 56 vagas para o 6º ano do ensino fundamental, sendo metade das vagas para a livre concorrência e a outra metade reservada a candidatos que tenham estudado unicamente em escolas públicas. Não haverá vagas para as demais séries.

As inscrições poderão ser realizadas de 25 de outubro a 8 de novembro. O sorteio vai acontecer em 1º de dezembro, às 15 horas. Vai ser feito pela Superintendência de Tecnologia da Informação da UFPE, com transmissão ao vivo pela Superintendência de Comunicação da UFPE.

"Nossa avaliação sobre o sorteio é que esse formato propiciou o ingresso de um grupo bastante heterogêneo e enriquecedor à proposta pedagógica dessa unidade escolar, enquanto campo de estágio às licenciaturas diversas",  destaca o diretor, Erinaldo do Carmo.

"Os alunos que entraram no sorteio anterior se integraram perfeitamente como turma e se adaptaram muito bem à instituição. O sorteio é impessoal e democrático, dando a todos os candidatos chances iguais de acesso à educação pública de qualidade no ensino fundamental", complementa.

NOVIDADES

Entre as novidades está a gratuidade na inscrição e a reserva de quatro vagas para estudantes com deficiência. As matrículas acontecerão em janeiro, com início do ano letivo previsto para 10 de fevereiro, no formato presencial.

"No próximo ano, os servidores do colégio avaliarão a possibilidade do sorteio se tornar definitivamente a forma de ingresso, como tem sido nos demais colégios de aplicação ligados às universidades federais. Se aprovada internamente, a proposta será encaminhada ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPE, a quem compete decidir a forma de ingresso no colégio", explica Erinaldo.

Sobre a legalidade do sorteio, o diretor lembrou que "a Quarta Turma do TRF-5 considerou que o processo encontra-se em harmonia com a legislação e a jurisprudência, bem como respeita os princípios da impessoalidade e da moralidade, previstos na Constituição Federal, como resultado da transparência do processo e nivelamento de todos os candidatos, que podem igualmente concorrer e ter acesso a uma das vagas na educação básica".

 

Tags

Autor