COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Candidatos já podem acessar cartão de inscrição do Enem

Provas serão nos dias 21 e 28 de novembro

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 03/11/2021 às 17:06 | Atualizado em 03/11/2021 às 19:43
Notícia
X

Atualizada às 19h15

Estudantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já podem acessar o cartão de inscrição, na página do participante. Faltam 19 dias para aplicação das primeiras provas, marcadas para 21 de novembro. O segundo e último dia da avaliação será dia 28 de novembro.

Estão inscritos 3.109.762 candidatos em todo o País. Em Pernambuco, há 178.777 estudantes cadastrados. O cartão de inscrição, além de indicar o local em que o vestibulando fará as provas, informa seu número de inscrição e datas e horários do exame.

Também a opção de língua estrangeira selecionada e se há tratamento por nome social e atendimento especializado (caso tenham sido solicitados e aprovados). 

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Enem, informa que para visualizar ou imprimir o cartão de confirmação, o participante precisa acessar o sistema do exame com login e a senha únicos do Governo Federal (gov.br). Apesar de não ser obrigatório, o órgão recomenda que o inscrito leve o cartão nos dias de aplicação.

Fera de direito, Brenda Souza, 17 anos, fará o Enem pela segunda vez. Mora em Setúbal e responderá as provas numa escola estadual de Brasília Teimosa, ambos bairros da Zona Sul do Recife. Ela só conseguiu acessar o cartão depois de duas tentativas.

"Primeiro apareceu mensagem de erro. Esperei um intervalo de cerca de uma hora e deu certo. Estou ansiosa e agora com a liberação do cartão fiquei ainda mais pois lembra que as provas estão se aproximando", comenta Brenda.

Ana Beatriz Gropo, candidata de medicina, acessou a página do participante pelo site e pelo aplicativo. Após algumas tentativas sem sucesso, conferiu o cartão no fim da tarde. Será seu quinto Enem, mas o terceiro valendo, já que nos dois primeiros ela era treineira.

"Terei que ir até Santo Amaro fazer o Enem. Moro em Setúbal. Queria ter ficado mais perto de casa. Ainda bem que meus pais me levam e me buscam", afirma Ana Beatriz.

SISU

Com a prova do Enem o candidato pode se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), processo seletivo que substitui o vestibular em mais de cem universidades públicas brasileiras. Também é possível concorrer a bolsas em faculdades privadas por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni). Ou obter financiamento pelo Fies.

Tags

Autor