COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Saiba regras, horários e modelo das provas da seleção para escolas de Aplicação da UPE. Concurso será neste domingo

Candidatos podem entrar nos locais de provas a partir das 7h30. Neste sábado haverá plantão da comissão do processo seletivo, na reitoria da UPE, em Santo Amaro

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 13/11/2021 às 7:00 | Atualizado em 14/11/2021 às 15:28
Notícia
X

Para 3.535 crianças e adolescentes este domingo é dia de provas de seleção para ingresso em uma das quatro escolas de Aplicação da Universidade de Pernambuco (UPE), localizadas no Recife, Nazaré da Mata (Zona da Mata), Garanhuns (Agreste) e Petrolina (Sertão). As provas serão realizadas nessas cidades. Neste sábado haverá plantão da comissão organizadora do concurso, na reitoria da UPE, em Santo Amaro, área central da capital pernambucana, para esclarecer dúvidas ou resolver questões de última hora. O atendimento será das 8h às 15h.

Durante o plantão, responsáveis pelos candidatos (já que eles são de menores), podem requerer atendimento especial por doença ou acidentes, por exemplo. Também é possível receber orientação em caso de perda de documentos sem a comprovação oficial. Vale lembrar que nessa seleção não há uma segunda chance. "Não existe reaplicação das provas", esclarece o presidente da comissão e pró-reitor de graduação da UPE, Ernani Martins.

As 258 vagas do 6º ano do ensino fundamental serão disputadas por 1.264 estudantes. Outros 2.271 adolescentes disputarão 140 vagas para a 1ª série do ensino médio. Metade das vagas é reservada para o sistema de cotas, ou seja, egressos de escolas públicas.

Até sexta-feira à tarde nenhum candidato havia requerido prova em regime especial por estar doente. O manual do concurso informa que candidatos que apresentem qualquer sintomas de covid-19, durante a realização das provas, serão conduzidos à sala específica, em cada prédio, e realizarão os testes em condições semelhantes aos demais estudantes.

A orientação é que caso o candidato tenha diagnóstico confirmado de covid-19 ou exame de biologia molecular (RT-PCR) positivo nos últimos 14 dias que antecedem a prova ele deve solicitar regime especial.

HORÁRIOS

Abertura dos portões: 7h30
Fechamento dos portões: 9h
Início das provas: 9h15
Término das provas: 12h15
Saída liberada: a partir das 11h15

PROVAS

20 questões de português e 20 de matemática, todas com quesitos de múltipla escolha

GABARITOS

Previstos para serem divulgados por volta das 15h do domingo

DOCUMENTOS EXIGIDOS

É obrigatória apresentação do cartão de inscrição, documento oficial de identidade e caneta esferográfica na cor azul ou preta

A impressão do cartão é responsabilidade do candidato. Acesse aqui

* O candidato que, no ato da inscrição, informou o número da certidão de nascimento deve levar essa certidão e o cartão de inscrição

LOCAIS DE PROVAS

RECIFE
- FCAP, na Ilha do Retiro
- Escola Politécnica de Pernambuco, a Poli, na Madalena
- Escola Sizenando Silveira, em Santo Amaro
- Escola Sylvio Rabello, em Santo Amaro
- Escola Santa Paula Frassineti, no Espinheiro

NAZARÉ DA MATA
- Escola de Aplicação Professor Chaves
- Campus UPE MATA NORTE

GARANHUNS
- Escola de Aplicação Professora Ivonita Alves Guerra
- Campus UPE GARANHUNS

PETROLINA
- Escola Estadual de Aplicação Professora Vande de Souza Ferreira
- CAMPUS UPE - EDUCAÇÃO

REGRAS

- É obrigatório o uso de máscara facial de proteção para acesso ao prédio e durante todo o período de realização das provas

- É permitido levar água, sucos, doces e pequenos lanches devidamente acondicionados para consumo individual. Os candidatos poderão tomar água e sucos na sala e se alimentar, abaixando a máscara por um curto período de tempo, mantendo a distância estabelecida.

 

Tags

Autor