COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

A uma semana do Enem, desafio é manter equilíbrio

Além de ficar atento ao lado emocional, candidatos devem aproveitar a semana para saber as regras do exame a fim de evitar contratempos por descumprimento do edital

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 14/11/2021 às 8:00
Notícia
X

Falta pouco para começar uma das avaliações mais importantes para milhares de estudantes brasileiros, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), porta de entrada para ingressar em graduações ofertadas em mais de cem universidades públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). É fundamental, neste momento que antecede as provas, marcadas para os próximos dois domingos (dias 21 e 28), conhecer as regras do certame para evitar contratempos por descumprimento delas. Outra recomendação é cuidar do aspecto emocional, sobretudo depois das últimas notícias envolvendo demissões do órgão que coordena o exame, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Equilíbrio é uma das palavras-chave para encarar a maratona de provas.

Estão inscritos, no País, 3.109.762 participantes, dos quais 178.777 farão os testes em Pernambuco. Pela primeira vez os dois formatos da avaliação, impresso e digital, acontecerão nas mesmas datas. É também a primeira vez que acontece duas edições do Enem em um mesmo ano. Por causa da pandemia de covid-19, o exame de 2020 foi adiado para janeiro e fevereiro deste ano. O total de participantes no Enem impresso é de 3.040.871, dos quais 176.680 estarão no Estado. Para os testes digitais há 68.891 inscritos. Desses, 2.097 responderão às questões em três cidades pernambucanas: Recife, Caruaru (Agreste) e Petrolina (Sertão).

"Os níveis de ansiedade, estresse, nervosismo estão muito altos essa semana. É importante não perder o foco, revisitar conteúdos mais recorrentes, porém com mais leveza. O emocional equilibrado vai fazer uma diferença gigantesca na execução das provas, na interpretação dos textos, na hora de raciocinar. Quanto mais tranquilo estiver o estudante, mais capacidade cognitiva ele terá", destaca o gestor educacional do Colégio GGE, José Veiga Neto.

ARTES/JC
. - ARTES/JC

"Sugiro nesta semana intercalar estudo com mais momentos de lazer, de convivência com a família e os amigos. Fazer atividades que gerem prazer e sensações boas. Os pais não devem mais cobrar estudos e sim motivar o estudante, acolhê-lo, passar o sentimento de que ele vai conseguir fazer boas provas", complementa a psicóloga do GGE, Emanuela Freire. "Vivemos dois anos atípicos, ano passado quase todo de aulas online e esse ano com ensino híbrido. É natural as emoções estarem mais afloradas. Agora é hora de plantar esperança no vestibulando", observa.

Ao todo, o Enem tem uma redação e 180 questões distribuídas em quatro provas objetivas. No próximo domingo serão aplicados os testes de ciências humanas e linguagens, com 45 quesitos cada, além da redação. Na semana seguinte haverá 45 perguntas de matemática e 45 de ciências da natureza.

Fera de ciência da computação, Pedro Gabriel Eli, 16 anos, pretende aproveitar a semana para revisar conteúdos. "Sei que o empenho nessa reta final pode melhorar meu desempenho nas provas. Vou me dedicas mais aos estudos. Ainda há assuntos que preciso reforçar. Estou mais confiante para fazer a prova de ciências da natureza. A que mais me preocupa é ciências humanas", conta Pedro, concluinte da Erem João Bezerra, localizada em Brasília Teimosa, Zona Sul do Recife. Ele já visitou o local em que fará o Enem, uma das recomendações do Inep.

Tags

Autor