COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Saeb, que ajudará a medir os prejuízos causados pela pandemia na educação, começa a ser aplicado em Pernambuco

Estudantes pernambucanos das escolas públicas começaram esta semana a responder as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), coordenado pelo MEC

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 23/11/2021 às 19:19 | Atualizado em 24/11/2021 às 11:13
Notícia
X

Estudantes pernambucanos das escolas públicas começaram esta semana a responder as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Importante instrumento que revela a qualidade do ensino, a avaliação, coordenada pelo Ministério da Educação (MEC), ganha mais relevância este ano, depois que alunos e professores tiveram que se adaptar para vencer, desde o início de 2020, os desafios de ensinar e aprender em meio à pandemia de covid-19. Os resultados, previstos para serem divulgados no segundo semestre de 2022, vão mostrar o tamanho dos prejuízos causados pelo coronavírus na educação.

Da rede pública de Pernambuco participam quase 300 mil alunos: 123.334 das escolas estaduais, 171.909 das redes municipais e 2.952 dos colégios federais. Os testes de português e matemática são aplicados para todos os estudantes das séries finais de cada ciclo do ensino fundamental (5º e 9º ano) e do ensino médio (3º ano). Assim como acontece no Enem, há todo um protocolo de segurança a ser seguido no Saeb: as provas, por exemplo, chegam em malotes lacrados com travas de segurança que são abertos na frente dos estudantes. Os aplicadores são pessoas externas da escola e que passam por formação antes.

Para as escolas privadas, o Saeb é amostral, ou seja, não conta com a participação de todas as escolas e de todos os alunos. Terá a presença de 7.283 discentes pernambucanos e ainda não começou a ser aplicado, o que deve acontecer nos próximos dias. Também é amostral, para rede pública e particular, a aplicação de provas para os estudantes do 2º ano do ensino fundamental. A realização de todas as provas vai até 10 de dezembro.

IDEB

A partir dos resultados de aprendizagem do Saeb, combinado com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, aferidas no Censo Escolar, o MEC calcula o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O Ideb é um dos principais indicadores de qualidade da educação no Brasil. É divulgado a cada dois anos. No País, segundo o MEC, a estimativa é que mais de 6 milhões de alunos participem do Saeb.

"Avaliações em larga escala, como o Saeb, são importantes subsídios para as escolas observarem suas práticas pedagógicas e para as redes pensarem e planejarem políticas públicas. Esse diagnóstico será ainda mais necessário para que possamos medir o impacto da pandemia na educação", destaca o gerente de Avaliação e Monitoramento das Políticas Educacionais da Secretaria de Educação de Pernambuco, Dionísio Júnior.

Além das provas de português e matemática, o Saeb aplica questionários para os secretários de Educação, diretores das escolas e professores das séries avaliadas. Os alunos também respondem questionários.

Para motivar a participação dos estudantes, várias colégios da rede estadual realizam acolhidas, fazem sorteios, oferecem lanches especiais. "Já existe no Estado a cultura de avaliação na rede. Cada escola tem automonia para fazer a mobilização dos seus alunos. Mas nosso trabalho como secretaria é pedir que as escolas façam com que os estudantes compreendam o objetivo do Saeb e participem, sobretudo nesse momento de pandemia. Porque vamos precisar resgatar a aprendizagem e traçar estratégias para minimizar os prejuízos", observa Dionísio.

Na Escola de Referência Capitão Nestor Valgueiro, localizada em Floresta, no Sertão do Estado, as provas do Saeb foram respondidas na manhã desta terça-feira (23) pelas turmas do 3º ano do ensino médio. Dos 87 alunos da série, apenas quatro faltaram (um por ter feito cirurgia, outro porque está com covid, um que não sai de casa por ter comorbidade e o quarto não informou).

"Foi uma vitória, nesse tempo de pandemia, termos conseguido a participação de quase todos os nossos alunos. Ainda mais sendo dois dias depois do Enem. Conversamos com as famílias e com os estudantes para motivá-los a virem. Também fizemos uma acolhida com café da manhã, música ambiente e sorteio de brindes. Foi uma forma de estimulá-los. Nossa equipe estava vestida com camisas iguais", contou a gestora da escola, Regiane Bezerra.

"Uma aluna que mora na zona rural, por exemplo, e está acompanhando as aulas remotamente, fez questão de vir. Esse esforço dela para comparecer ao Saeb nos deixou muito felizes", ressaltou Regiane.

ESTADUAL

Paralelamente ao Saeb, as escolas estaduais e municipais de Pernambuco realização outra avaliação, nos dias 6 e 7 de dezembro. É o Sistema de Avaliação de Pernambuco (Saepe), que também tem provas de português e matemática. Uma das diferenças é que o Saepe é anual, enquanto Saeb acontece a cada dois anos. Outra é que na versão estadual todos os alunos dos 2º, 5º, 9º anos do fundamental e do 3º ano do ensino médio participam. A previsão é de que na rede estadual 128.455 respondam as provas. Na rede municipal serão 258.024 crianças e adolescentes.

"Outro diferencial é que no Saepe há resultados mais detalhados. O sistema informa o nível de aprendizagem do aluno, da turma dele e da escola. No Saeb é da escola apenas. E o Saeb sai no segundo semestre. No Saepe o diagnóstico será divulgado até o início de março, o que vai permitir que as redes tracem estratégias de recuperação da aprendizagem já no início do ano letivo", observa Dionísio.

Com os resultados do Saepe, o governo estadual calcula o Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (Idepe). E o atingimento de metas do Idepe é que possibilita aos professores das escolas estaduais receberem o Bônus de Desenvolvimento da Educação (BDE).

Tags

Autor