COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

É candidato do SSA 1 ou SSA 2 da UPE? Reunimos tudo o que você precisa saber antes das provas

Provas do SSA 1,para alunos do 1º ano do ensino médio, e do SSA 2, para estudantes do 2º ano, serão realizadas neste domingo e no próximo

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 04/12/2021 às 6:00
Notícia
X

Começa neste domingo mais uma maratona de provas para estudantes do ensino médio. Mas desta vez não serão os vestibulandos e sim alunos do 1º e 2º ano. Acontecerá o primeiro dia do Sistema Seriado de Avalição (SSA) da Universidade de Pernambuco (UPE): SSA 1 para 25.907 candidatos da 1ª série e SSA 2 para 19.687 adolescentes da 2ª série. Uma das novidades é a realização do exame em dois domingos seguidos, como foi no Enem. Até a última edição, era aplicado em dias seguidos, um domingo e uma segunda-feira.

Neste formato de avaliação, o candidato realiza provas três vezes, ao final de cada ano do ensino médio. Mas só na última série é que escolhe o curso e disputa uma das vagas. A UPE reserva metade das vagas de graduação, 1.740, para o vestibular seriado.

Vale lembrar de duas regras diferentes no SSA, se comparado com o Enem, e que provocam a desclassificação do candidato. Uma delas é a obrigatoriedade de apresentar o cartão de inscrição. O documento deve ser impresso pelo próprio estudante (está disponível na página do processo de ingresso).

Outra é a proibição de portar telefone celular. Fiscais não estão autorizados a guardar os aparelhos. Quem for pego com telefone será eliminado.

HORÁRIOS

De manhã serão as provas do SSA 1 e à tarde do SSA 2 (veja os detalhes de horário no final desse texto). Neste domingo os participantes terão quatro horas para responder 44 questões distribuídas entre as disciplinas de português, matemática, física, língua estrangeira e filosofia. Na semana seguinte, o segundo dia (12), eles terão que fazer 46 quesitos entre as matérias de biologia, química, história, geografia e sociologia. A saída é liberada após três horas de avaliação.

As provas podem ser respondidas com caneta azul ou preta. É também permitido usar lápis e borracha, mas os gabaritos têm que ser preenchidos de caneta. Uma dica importante é marcar todo o espaço da resposta correta, em vez de apenas assinalar um x. Isso porque os cartões são corrigidos por meio de leitura ótica e quanto mais nítida for a marcação, melhor. O uso de máscara é obrigatório durante todo o certame.

LOCAIS DE PROVAS

Haverá exame seriado no Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana. "Uma sugestão é aproveitar o sábado para conferir como chegar ao local de prova", afirma o presidente da comissão do vestibular e pró-reitor de graduação da UPE, Ernani Martins.

No interior, os testes serão realizados em Carpina, Nazaré da Mata, Paudalho e Palmares, na Zona da Mata; Caruaru e Garanhuns, no Agreste; e Arcoverde, Petrolina, Serra Talhada e Salgueiro, no Sertão do Estado.

Confira a lista de prédios que serão utilizados durante a aplicação das provas do Sistema Seriado de Avaliação da UPE de Portal NE10

COTAS

A partir de agora 30% das vagas são para cotistas, ou seja, candidatos egressos de escolas públicas (quem estudou em colégio público do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio). Antes 20% das vagas iam para as cotas.

Outra mudança foi a inclusão dos estudantes de unidades federais, que antes não podiam disputar pelo sistema de cotas.

VANTAGENS

Entre as vantagens do SSA, estão a de que só caem assuntos que o estudante viu naquela série. E a cada ano é divulgada a nota separada do candidato por disciplina. Dá para o aluno investir na matéria que não se saiu bem no ano anterior e assim melhorar o desempenho.

Aluna da Erem Padre Osmar Novaes, de Paulista, no Grande Recife, Bruna Barros, 16 anos, fará o SSA 2 numa escola do Centro da capital pernambucana. "Acho o seriado melhor que o Enem porque são menos assuntos para estudar, a pressão é menor", comenta Bruna, que respondeu provas de edições passadas para treinar.

Outro aspecto positivo é que o vestibulando concorre apenas com estudantes que estão concluindo o ensino médio, como ele, já que a disputa por vagas só acontece no 3º ano. No Sisu, que usa a nota do Enem, a concorrência acaba sendo maior porque participam estudantes que já acabaram o ensino médio.

Embora possa ser feito por qualquer pessoa, o SSA exige a presença do candidato em Pernambuco, para realizar as provas, três vezes, o que acaba limitando a participação de concorrentes de fora.


PROGRAME-SE

Horários

SSA 1

Abertura dos portões: 6h45
Fechamento dos portões: 8h
Início das provas: 8h15
Saída liberada: 11h15
Término das provas: 12h15

SSA 2

Abertura dos portões: 13h
Fechamento dos portões: 14h15
Início das provas: 14h30
Saída liberada: 17h30
Término das provas: 18h30

Provas

Neste domingo (05)
44 questões distribuídas entre as disciplinas de português, matemática, física, língua estrangeira (inglês ou espanhol) e filosofia

No dia 12 de dezembro
46 quesitos entre as matérias de biologia, química, história, geografia e sociologia


O que levar

* Caneta azul ou preta
* Máscara
* Documento de identidade
* Cartão de inscrição
* Água e lanche

DOCUMENTOS ACEITOS

Carteira de Identidade (RG), Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) ou passaporte

* Não é aceita carteira de estudante

Importante!

* Caso o candidato não apresente, nos dias de realização da prova, documento de identidade original por motivo de perda, furto ou roubo deverá estar de posse de documento que ateste o registro da ocorrência em órgão policial. Quando a ocorrência policial não registrar o prazo de validade, será considerado válido, para a realização das
provas, o documento expedido até 30 dias antes da data da prova

CELULAR PROIBIDO

- No SSA NÃO é permitido portar celular ou qualquer outro equipamento eletrônico. Fiscais não ficam com os aparelhos. Quem for pego com telefone será eliminado

MÁSCARA

- O uso de máscara facial de proteção é obrigatório para acesso ao prédio e durante todo o período de realização das provas por todos os participantes do certame. As máscaras devem cobrir integralmente o nariz e a boca

* Todos os candidatos devem portar máscaras-reserva, acondicionadas em embalagem própria, que devem ser utilizadas também para o descarte da máscara utilizada. Recomenda-se a troca de máscaras a cada duas horas

LANCHES

* É permitido levar água, sucos, doces e lanches devidamente acondicionados para consumo individual


FILMES E LIVROS

Para cada etapa do SSA, a UPE recomenda quatro filmes e cinco livros

1º ano - SSA 1

Livros

1- Cartas chilenas, de Tomás Antônio Gonzaga
2 - Antologia, de Gregório de Matos
3 - Cronistas do Descobrimento, de Marco Antonio Villa e Antonio Carlo Olivieri
4 - Terra Papagalli, de José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta
5 - Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente

Filmes

1 - Carlota Joaquina, Princesa do Brasil
2 - O Nome da Rosa
3 - Caramuru - A Invenção do Brasil
4 - Narradores de Javé

2º ano- SSA 2

Livros

1. Antologia de poesia brasileira: romantismo, de Castro Alves
2. Senhora, de José de Alencar
3. Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis
4. O cortiço, de Aluísio de Azevedo
5. Memórias de um Sargento de Milícias, de Manoel Antonio de Almeida

Filmes

1. Memórias Póstumas
2. Sociedade dos Poetas Mortos
3. Guerra de Canudos
4. Meia-Noite em Paris

 

Tags

Autor