COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Jovem autista lança livro no Recife, com tarde de autógrafos, neste sábado

Arthur Vital decidiu escrever depois de um isolamento de três anos em casa. Foi estimulado pela avó após visitar uma feira de livros

Margarida Azevedo
Margarida Azevedo
Publicado em 17/12/2021 às 19:46
Divulgação
Arthur Vital estará autografando o livro neste sábado em Casa Forte - FOTO: Divulgação
Leitura:

Por três anos, o adolescente Arthur Vital, hoje com 16 anos, se isolou do mundo. Ficou recluso em casa, entre os 9 e 12 anos, e não saía por nada. Até que em 2017, numa tarde de São João, decidiu voltar a ver o mundo. Numa dessas saídas, visitou uma feira literária. Ao observar que o neto estava bastante empolgado com os livros, a avó paterna, Thereza Matos, perguntou se ele não queria escrever um. Nascia ali um projeto que ficou pronto no início deste ano e que terá lançamento presencial neste sábado: o livro De portas abertas para o mundo.

"Trata-se de uma história de amor e superação, uma espécia de autobiografia ou um diário de memórias, sonhos e aventuras. É um livro especial, formulado por um adolescente com autismo que vai provar que ser autista é apenas um traço da sua identidade", conta a avó Thereza, que ajudou o neto na escrita.

Ela diz que Arthur começou a ir para escola aos 2 anos, mas sofreu algum trauma que o fez não querer mais ir para lá. Aprendeu a ler sozinho, acompanhando as historinhas de gibi que a sua mãe lia antes dele dormir. Em 2018, Arthur voltou para a escola. "Ele teve muito sorte ao ser acolhido pelo Colégio Santa Emília, em Olinda. No próximo ano estará iniciando uma nova fase escolar. O ensino médio lhe aguarda", comenta Thereza. 

"O livro de Arthur nos mostra a força do amor para superarmos os obstáculos da vida, apresentando-nos a chave para que possamos abrir as portas do mundo", destaca, no prefácio, Maria Auxiliadora Lustosa Coelho. A tarde de autógrafos será na Livraria da Praça, na Praça de Casa Forte, neste sábado, a partir das 17h30.

Comentários

Últimas notícias