COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Candidatos do SSA 3 da UPE aprovam tema da redação

Prova foi aplicada na manhã deste domingo, juntamente com os testes de português, matemática, língua estrangeira e filosofia

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 19/12/2021 às 12:51 | Atualizado em 19/12/2021 às 16:25
Notícia
X

Candidatos gostaram do tema da redação da terceira etapa do Sistema Seriado de Avaliação (SSA), o SSA 3, da Universidade de Pernambuco (UPE). A prova foi realizada na manhã deste domingo. Os 15.465 inscritos escreveram um texto sobre "O caminho para ampliar e construir o conhecimento se faz com pesquisa científica". Também responderam 42 questões de português, matemática, língua estrangeira (inglês ou espanhol) e filosofia. O teste de matemática foi considerado o mais difícil entre os estudantes entrevistados pelo JC.

"Gostei da redação. Abordei como a pesquisa agrega conhecimento. Falei da Revolução Industrial e das novas tecnologias que estão cada vez mais comuns no mundo globalizado", afirmou a vestibulanda Maria Eduarda Fernandes, 17 anos, fera de odontologia e aluna da Escola Menino Jesus, que fica em Paulista, no Grande Recife. Ela fez o SSA na Escola Estadual Valdemar de Oliveira, em Santo Amaro, área central do Recife. "Português também gostei bastante, assim como inglês. Matemática foi mais ou menos, não é uma matéria que me dou muito bem. Filosofia foi bem tranquila", contou Eduarda.

Thaís Bezerra, 17 anos, concluinte da Erem Santa Ana, de Olinda, aprovou o tema. "A redação foi muito boa. Gosto da proposta da UPE em colocar temas abertos, dá pra gente expandir os argumentos. Abordei o quanto o conhecimento é importante para a democracia. Citei o filme A Menina que Roubava Livros, pois nele o governo queima livros. Ressaltei a desigualdade que existe no acesso ao conhecimento entre pessoas de baixa renda e de outras camadas sociais. Essa diferença acaba afetando a democracia", explicou a adolescente, candidata de ciências biológicas. Ela respondeu o SSA na Erem Sylvio Rabelo, também em Santo Amaro, no Recife.

Para Maria Beatriz Arruda, 18 anos, o tema foi atual e fácil de desenvolver. "Escrevi que todo conhecimento deve ser baseado em pesquisas. Coloquei a pandemia de covid-19 como exemplo da importância da ciência para que a população soubesse como se prevenir do vírus e para o desenvolvimento das vacinas", comentou Beatriz, candidata de enfermagem. Ela estuda na mesma escola que realizou as provas.

"Na prova de português caiu muita interpretação de texto. Matemática, como não sou de exatas, tive alguma dificuldade. Inglês também cobrou muita interpretação de texto, o que me atrapalhou um pouco. Filosofia foi boa", disse Beatriz, que pensou em desistir do SSA. "Não estava me sentindo tão preparada, mas decidi fazer. Paguei pela inscrição, foi um investimento", afirmou.

ANÁLISE

"Acredito que os candidatos não tiveram dificuldades com o tema pois a sociedade tem debatido muito esse assunto, de certezas e incertezas, verdades científicas e não científicas", diz a professora de redação Ana Cristina Verdasca, do Colégio Santa Maria.

"À primeira vista o que nos chama a atenção no tema é a pesquisa científica, mas é necessário atentar para o fato de que não é sobre pesquisa científica, mas sobre a construção do conhecimento e ampliação dele", destaca Ana Cristina.

Ela afirma que a abordagem sobre as certezas, apontada no texto de apoio, pode ser usada pelos feras nos argumentos da redação. "Como a UPE coloca um tema mais aberto, cabe ao vestibulando objetivar isso. Nesse ponto das certezas, o candidato poderia, por exemplo, usar o argumento das redes sociais pois há postagens se dizem científicas mas que na verdade não são", comenta Ana Cristina.

Tags

Autor