COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Três estudantes de Pernambuco tiram nota mil na redação do Enem 2021

As três querem cursar medicina e foram alunas do mesmo cursinho pré-vestibular

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 10/02/2022 às 19:45 | Atualizado em 11/02/2022 às 10:15
Notícia
X

Três estudantes pernambucanas, todas candidatas de medicina, tiraram mil na redação do Enem 2021, nota máxima da prova. Os resultados individuais foram liberados nesta quarta-feira (09). Fernanda Quaresma, 20 anos, Daiane Costa, 20, e Giovanna Dias, 19, também fizeram o mesmo cursinho preparatório, da professora Fernanda Pessoa. O tema da redação do Enem 2021 foi "Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil".

Fernanda Quaresma sonha em cursar medicina na UFPE, onde já é aluna do curso de biomedicina. Está no 5º período. "Conforme foi passando o curso, percebi que não me identificava tanto. Em abril do ano passado decidi fazer o Enem e tentar medicina. Conciliei as duas coisas, a universidade e as aulas dos cursinhos", diz a vestibulanda, que mora no Recife mas é natural da cidade de Iguaracy, no Sertão do Estado.

Ela conta que esperava uma boa média pois tinha gostado do seu texto, mas a nota mil a deixou surpresa. Na dissertação, citou o livro Vidas Secas, de Graciliano Ramos, e o historiador José Murilo de Carvalho.

"Tem que praticar muito. Escrevi uma redação por semana. Mas além de escrever, é importante observar as correções dos professores, ver onde errou para melhorar no texto seguinte. Também é importante aliar a técnica com conteúdo", diz Fernanda, que teve aulas online por causa da pandemia.

Daiane Costa também é do interior, mas de Limoeiro, no Agreste. Esse foi seu terceiro Enem. Ano passado conseguiu aprovação em medicina, numa faculdade privada no interior da Bahia, como bolsista do Prouni. Mas não se matriculou porque não tinha condições de bancar a mudança de casa, com moradia, alimentação e outrad despesas.

Como Fernanda, ela citou Graciilano Ramos. "Coloquei também a historiadora Lilia Schwarcz, que cobra uma atuação mais firme dos governos para resolver problemas sociais. E incluí dados estatísticos", explica Daiane.

"Fiquei muito feliz com a nota mil. Acho que o emocional conta muito pois estava muito calma na hora da redação. Sempre gostei de escrever e fui confiante. Dois professores foram importantes para meu bom desempenho, Fernanda Pessoa, do cursinho, e Elias Anselmo, durante o ensino médio", comenta a vestibulada. "Acreditar no seu potencial, confiar, faz muita diferença", afirma Daine.

Giovanna Dias havia tirado 980 na redação do Enem 2020, quando concluiu o ensino médio. Imaginava que sua nota nesta edição também seria alta. "Tive um bom rendimento durante o ano passado, nas redações que escrevi no cursinho", explica a jovem.

Para ela, uma das dicas para escrever bem é ser um bom leitor. E saber as técnicas de redação, conhecer a estrutura de uma dissertação. "Acho que é difícil escrever bem sem ter o hábito da leitura. Tanto qualidades cognitivas que se extraem da leitura quanto o conteúdo que se absorve são importantes", ressalta Giovanna. A UFPE será sua primeira opção no Sisu.

 

Tags

Autor