Sisu 2022 entra na reta final nesta sexta-feira. Inscrição vai até 23h59
Candidatos que fizeram o Enem e não zeraram a redação podem se inscrever e concorrer a mais de 221 mil vagas em graduações de todo o País
Termina às 23h59 desta sexta-feira (18) a inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), plataforma coordenada pelo Ministério da Educação (MEC) que usa a nota do Enem para selecionar alunos para cursos de graduação em instituições públicas. É também quando serão divulgadas as últimas notas de corte que servem como termômetro para os vestibulandos terem ideia das chances de aprovação. O listão será liberado terça-feira (22).
Na disputa estão 221.790 vagas em 125 instituições. Em Pernambuco são 15.156 vagas em cinco universidades e dois institutos: UFPE, UFRPE, Univasf, UFAPE, UPE, IFPE e IF do Sertão Pernambucano.
Até o encerramento da inscrição, o vestibulando pode trocar de curso quantas vezes quiser. Vale um lembrete importante: se o estudante passar na segunda opção não entrará no remanejamento da primeira opção. Se decidir por concorrer a uma vaga em universidade que fica em uma cidade ou Estado diferente do que ele reside, o vestibulando deve avaliar se terá como se manter longe de casa durante a graduação.
Vale ficar atento também às cotas e bônus. O estudante precisa certificar-se de que realmente tem direito ao benefício pois terá que comprová-lo na matrícula. No site do Sisu, ao selecionar a universidade, é possível ler o termo de adesão ao sistema assinado por cada universidade. Nele a instituição detalha os critérios para esses itens.
Outro detalhe importante: as sete instituições de Pernambuco que participam do Sisu disponibilizam todas as suas vagas nesta primeira edição do sistema. Mesmo que seja para primeira ou segunda entrada. Na edição do Sisu do meio de ano as faculdades públicas do Estado já não colocorão mais vagas pois foram preenchidas agora.
Para quem está com boas chances de aprovação, é muito importante separar logo a documentação exigida na matrícula pois os prazos são apertados. As matrículas já começarão no dia seguinte à divulgação do listão: estão previstas para ocorrerem de 23 de fevereiro a 8 de março. Lembrando que nesse intervalo tem o Carnaval. Cada universidade define seu cronograma dentro desse prazo.