COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Listão do Sisu sairá nesta terça-feira. Veja datas de matrículas e quando começarão as aulas em Pernambuco

MEC promete divulgar resultado nesta terça-feira. Na disputa estão 221 mil vagas em 125 instituições de ensino superior. Em Pernambuco são 15 mil vagas

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 21/02/2022 às 11:46 | Atualizado em 21/02/2022 às 18:16
Notícia
X

A expectativa é grande entre milhares de candidatos que se inscreveram no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para concorrer a 221.790 vagas em cursos de graduação de 125 instituições de ensino superior. Os listões com os nomes dos aprovados serão divulgados nesta terça-feira (22), segundo cronograma oficial do processo seletivo. O Ministério da Educação (MEC) não informou ainda qual horário o resultado será disponibilizado.

É importante que os aprovados fiquem atentos ao período de matrículas, programado para começar quarta-feira (23) e seguir até 8 de março. Cada universidade ou instituto define seu calendário próprio. Por isso, o estudante precisa acessar o site da instituição que vai cursar a faculdade para saber datas, horário e os documentos exigidos.

Para quem concorreu pela reserva de vagas (cotistas) ou pediu bônus no Enem a atenção deve ser redobrada, uma vez que será preciso comprovar que tem direito ao benefício. Lembrando que candidatos pretos e pardos passarão por comissões de heteroidentificação.

Em Pernambuco foram abertas 15.156 vagas em cinco universidades e dois institutos: UFPE, UFRPE, Univasf, UFAPE, UPE, IFPE e IF do Sertão Pernambucano.

Veja as datas em que o ano letivo de 2022 começará:

UFPE - 20 de junho
UFRPE - 8 de novembro
UPE - 11 de julho
Univasf - 13 de outubro
UFAPE - 7 de novembro
IFPE* - 5 de setembro no Recife e 27 de julho em Pesqueira (nesse caso, são das datas previstas para o segundo semestre, uma vez que as vagas do IFPE no Sisu são todas para segunda entrada)
IF Sertão - 21 de março

LISTA DE ESPERA

Os vestibulandos que não forem aprovados poderão se inscrever para participar da lista de espera. Devem fazer isso entre esta terça e 8 de março. Somente quem se inscrever vai disputar as vagas dos remanejamentos.

Vale lembrar que candidato aprovado na primeira ou na segunda opção de curso não poderá se inscrever na lista de espera, mesmo que não efetue matrícula.

A partir de 10 de março, a convocação dos estudantes aprovados nos remanejamentos será feita diretamente pelas universidades e institutos.

 

Abaixo, clique no nome da universidade para ver o edital com as informações sobre as matrículas dos aprovados no Sisu

UFPE 
UFRPE 
UPE 
Univasf 
UFAPE 
IFPE

IF Sertão

Tags

Autor