COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Listão do SSA 3 da UPE só depois do Carnaval

Pelo edital do vestibular seriado, resultado deve ser liberado até 4 de março. As 1.740 vagas são disputadas por 9.567 candidatos

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 24/02/2022 às 11:39 | Atualizado em 24/02/2022 às 11:50
Notícia
X

Candidatos que estão ansiosos pelo listão dos aprovados no Sistema Seriado de Avaliação (SSA), o SSA 3, da Universidade de Pernambuco (UPE) terão que esperar mesmo para a próxima semana. Pelo cronograma oficial do processo seletivo, o prazo final de divulgação do resultado é 4 de março, ou seja, na sexta-feira da semana que vem.

Depois da liberação dos classificados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), três dias atrás, a expectativa é ainda maior dos vestibulandos que não conseguiram vaga na UPE. A universidade divide 50% das vagas de graduação para o SSA 3 e 50% para o Sisu. São 1.740 para cada processo.

Segundo o presidente da comissão do vestibular e pró-reitor de graduação, Ernani Martins, o listão não sairá esta semana nem durante os dias de Carnaval. Portanto, restam apenas três possibilidades de dias para os feras saberem se foram ou não aprovados: Quarta-feira de Cinzas (2 março), quinta-feira (03) ou a sexta (04).

CONCORRÊNCIA

As provas do SSA 3 foram aplicadas em dezembro do ano passado. Havia 15.465 inscritos. Desses, 3.029 faltaram. Dos 12.436 que participaram, 9.567 não levaram ponto de corte, portanto é esse universo que está na disputa pelas 1.740 vagas.

O estudante que passar no SSA 3 e no Sisu deverá optar qual das vagas vai ocupar. As matrículas serão em períodos diferentes.

Primeiro serão matriculados os aprovados no Sisu, entre 3 e 8 de março. Os classificados pelo SSA 3 terão matrícula de 8 a 11 de março.

Nos dois processos, a matrícula será presencial, mas com agendamento prévio, em locais especificados no edital. Os calouros vão agendar, por telefone ou email, o atendimento presencial.

No vestibular seriado, o estudante realiza três provas, ao final de cada série do ensino médio. Na composição final da média, o SSA 1 (1º ano) e o SSA 2 (2º ano), respondidos pelos candidatos no 1º e no 2º ano do ensino médio, respectivamente, valem cada um 30%. O SSA 3 corresponde aos 40% restantes.

Tags

Autor