COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Sisu 2022: começa pré-matrícula dos aprovados na UFPE. Esclareça algumas dúvidas

Candidatos têm até quinta-feira da próxima semana (dia 3) para concluir a pré-matrícula. Quem perder o prazo ficará sem a vaga. Todo o procedimento é remoto. Dúvidas podem ser esclarecidas por email

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 25/02/2022 às 17:50 | Atualizado em 25/02/2022 às 18:13
Notícia
X

Estudantes novatos que vão ingressar na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), aprovados pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), começam nesta sexta-feira (25) a realizar a pré-matrícula. Eles têm até a quinta-feira (03) da próxima semana para concluir o processo, feito todo remotamente. Quem não cumprir o prazo perderá a vaga. É importante também ficar atento aos documentos exigidos, sobretudo quem concorreu pelas cotas ou ganhou bônus na nota do Enem. Para essa primeira edição do Sisu, a UFPE ofereceu 7.012 vagas.

Segundo a coordenadora de controle acadêmico, Cláudia Lucas, foram enviados emails para todos os candidatos aprovados. Na mensagem, é informada uma senha que dá acesso à plataforma desenvolvida para receber todos os documentos solicitados na pré-matrícula. "O estudante deve ficar atento ao email que cadastrou quando fez a inscrição no Sisu. É por ele que será feita toda a comunicação conosco da UFPE", explica Cláudia.

Caso o vestibulando não tenha recebido a mensagem da UFPE (vale checar a pasta de spam ou lixo eletrônico), deve imediatamente entrar em contato pelo endereço [email protected].

"Já aconteceu de candidato fazer a inscrição na escola e usar um email que não foi o dele", comenta Cláudia. É por esse email da UFPE também que os feras podem esclarecer qualquer dúvida sobre a pré-matrícula. Haverá expediente normal, na universidade, na Segunda-feira de Carnaval e na Quarta-feira de Cinzas. Na terça, o ponto será facultativo.

Os documentos digitalizados devem estar legíveis. Todos serão conferidos e analisados para verificar se atendem às regras. A relação com a documentação exigida por modalidade (ampla concorrência ou cotas) está disponível no edital de matrícula UFPE Sisu 2022.

Todos as atividades das Comissões de Heteroidentificação (para candidatos autodeclarados pretos ou pardos) e das Comissões de Verificação PCD (para candidatos com deficiência) serão remotas.

"Na página da UFPE sobre o Sisu há muitas informações, como edital de matrícula, cronograma, lista de documentos, explicações sobre como gravar os vídeos, no caso de candidatos pretos e pardos", destaca Cláudia Lucas.

O primeiro semestre letivo começará em 20 de junho. Já o segundo ainda não foi definido, mas a previsão é que tenha início em novembro.

DICAS

A coordenadora de controle acadêmico reforça que é muito importante colocar a extensão do documento e nomeá-los corretamente. "São muito documentos para serem enviados. No caso de candidatos cotistas, por exemplo, são mais de 20. Orientamos que antes de abrir a plataforma o estudante separe todos, certificando-se que estão com frente e verso. E informando a extensão e o nome", diz Cláudia Lucas.

Caso passe muito tempo aberta sem ser usada, a plataforma expira e não salva o que foi feito até então. Significa, portanto, que o vestibulando terá que iniciar o processo do ponto de partida. Um exemplo para nomear um documento: se for a carteira de identidade do pai do estudante, salvar como RG.PAI.

Com o procedimento concluído, o candidato receberá um email informando que a documentação foi recebida e que será analisada. Quando a universidade fizer a análise, responderá ao estudante dizendo se o processo foi deferido ou indeferido ou se tem algo faltando. Por isso é fundamental ficar sempre atento às correspondências eletrônicas.

PASSO A PASSO

O passo a passo da pré-matrícula é o seguinte:

1º - Consultar as listas de documentos por modalidade e separá-los
2º - Digitalizar os documentos, frente e verso (quando houver), num dos seguintes formatos: PDF, JPEG ou PNG
3º - Identificar cada documento enviado, colocando o nome e a extensão (.pdf, .jpeg ou.png)
4º - Anexar cada documento individualmente (frente e verso, quando houver)
5º - Preencher uma ficha de dados cadastrais

 

DÚVIDAS

A pedido do JC, Cláudia Lucas esclarece algumas dúvidas mais recorrentes dos estudantes durante o procedimento da pré-matrícula

COTAS - COMPROVAÇÃO DE RENDA

* Candidatos cotistas aprovados pela subcota de renda precisam apresentar a declaração de renda de seus familiares. Para quem é autônomo, prestador de serviço ou trabalhador informal que não tem carteira assinada, e portanto não poderá apresentar contracheque, a UFPE disponibiliza um modelo de declaração.

* Caso o familiar esteja desempregado ou não tenha renda, basta fazer uma declaração de próprio punho informando que não exerce atividade laboral. Lembrando de informar o número do RG e anexar o documento. Importante também que o texto esteja legível

CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO - FICHA 19

* Todos os aprovados devem obrigatoriamente apresentar a ficha 19, documento de conclusão do ensino médio. As escolas, públicas e privadas, estarão fechadas durante todo o Carnaval, só reabrindo na quinta, último dia da pré-matrícula. Portanto, quem não providenciou esse documento terá apenas um dia para pegar na escola que acabou o ensino médio

QUITAÇÃO ELEITORAL

* Estudante nascido até 2003 já está com 18 anos completos. Se fez ano passado, nunca votou, portanto só precisa apresentar o título de eleitor. Caso já tenha participado de alguma eleição, tem que enviar a certidão de quitação eleitoral (clique aqui

* Estudante nascido em 2004 só fez ou fará 18 anos agora em 2022. Não precisa apresentar título de eleitor

RESERVISTA

* Pela legislação, homens devem se alistar até o ano em que completarem 19 anos de idade
* A UFPE pede o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) ou o Certificado de Alistamento Militar (CAM)

ERROS NA GRAFIA DE NOMES

* Caso haja algum erro na grafia do nome do candidato ou de algum parente dele isso não vai impedir a matrícula, mas precisará ser informado à universidade. O que não pode estar errado de jeito nenhum é o CPF do estudante

CANDIDATOS DAS IFES

* Por causa da pandemia, o calendário acadêmico de muitas instituições de ensino não acompanhou o calendário civil. Há estabelecimentos educacionais, como alguns institutos federais que têm ensino médio e técnico juntos, em que o ano letivo de 2021 ainda não acabou.

Nesse caso, os alunos não dispõem ainda da declaração de conclusão do ensino médio. Como o ano letivo da UFPE está programado para começar em junho, a Pró-Reitoria de Graduação decidiu aceitar que candidatos nessa situação façam a pré-matrícula. Mas eles terão que apresentar a ficha 19 até maio. E na pré-matrícula anexar uma declaração dando essa informação.

 

Tags

Autor