COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Enem 2022: aluno concluinte do ensino médio pode fazer a prova de graça. Saiba como

Candidato que está no último ano do ensino médio tem direito à gratuidade. Ele deve pedir isenção do pagamento da taxa até 15 de abril

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 04/04/2022 às 15:55 | Atualizado em 04/04/2022 às 18:10
Notícia
X

Ainda não se sabe quanto será o valor da taxa de inscrição no Enem 2022, previsto para acontecer nos dias 13 e 20 de novembro. Mesmo assim, começou, nesta segunda-feira (04), o prazo para pedir a isenção do pagamento da taxa. O prazo vai até 15 de abril. Basta acessar a página do participante do Enem.

As provas estão marcadas para 13 e 20 de novembro. Todos os alunos que estão cursando, neste ano de 2022, o 3º ano do ensino médio em escola pública fazem o Enem gratuitamente. Mas vale lembrar que a isenção do pagamento não é automática. O estudante precisa pedir o benefício.

No ano passado a taxa de inscrição custou R$ 85. O edital com o cronograma de inscrição para o exame não foi ainda divulgado pelo Inep, órgão do MEC responsável pelo Enem.

OUTROS CASOS

Também pode fazer o Enem sem pagar a taxa quem cursou todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral na rede privada, mas nesse caso é preciso ter renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio. Ou seja: cada membro da família deve ganhar até R$ 1.818.

A gratuidade é concedida ainda ao candidato que declarar situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda. Para isso, ele deve ser inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Ao pedir a isenção terá que informar o seu Número de Identificação Social (NIS).

INSCRIÇÃO

Um lembrete importante: pedir a isenção não significa que a inscrição no Enem está garantida. No dia 22 de abril o Inep vai divulgar a lista dos candidatos que tiveram o pedido aceito. Aqueles que não conseguirem poderão recorrer entre os dias 25 e 29 de abril. 

Quando o Inep divulgar as datas de inscrição no Enem, o estudante acessa a página e faz sua inscrição.

CRONOGRAMA

4 a 15 de abril - Solicitação de isenção da taxa de inscrição
22 de abril - Divulgação dos nomes dos candidatos que terão gratuidade
25 a 29 de abril - Período para ingressar com recurso, caso discorde do resultado
6 de maio - Resultado dos pedidos de recurso

Tags

Autor