DÉBITO

Fies: Senado aprova aumento do desconto para renegociar financiamento; veja mudanças

Medida agora depende da sanção presidencial

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 24/05/2022 às 19:26 | Atualizado em 24/05/2022 às 19:38
Notícia
X

Com informações da Agência Senado

O Senado aprovou, nessa terça-feira (24), as regras para renegociação de dívidas de estudantes com Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), cujos contratos foram firmados até o segundo semestre de 2017 e que estão com pagamentos atrasados há mais de 90 dias.

A Medida Provisória (MP), que permite o refinanciamento das dívidas, está em vigor desde o dia 7 de março deste ano, mas para se tornar permanente era necessário que o texto aprovado pelos deputados federais também fosse aprovado no Senado Federal. Agora a medida vai à sanção presidencial. 

De acordo com o que foi aprovado no Senado, as renegociações poderão ter até 99% de abatimento da dívida, no daqueles inscritos no CadÚnico e beneficiários do Auxílio Emergencial em 2021.

Segundo informações da Agência Senado, os demais estudantes com atraso no pagamento poderão quitar a dívida com desconto de até 77% do consolidado. O saldo também poderá ser pago em 15 parcelas. As parcelas mínimas são de R$ 200.

De acordo com o governo federal, são 2,4 milhões de contratos do Fies até 2017. A taxa de inadimplência desses contratos que têm atraso superior a 90 dias gira em torno de 48,8%, o que significa R$ 7,3 bilhões em prestações não pagas.


Como saber se tenho direito à renegociação?

As renegociações das dívidas referentes ao Fies podem ser feitas através da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil, de acordo com o banco em que foi firmado o contrato.

CAIXA ECONÔMICA

Para os estudantes que possuem contrato com a Caixa, a consulta pode ser feita no site sifesweb.caixa.gov.br. Caso o estudante faça a simulação e tenha direito a fazer a negociação das pendências financeiras, ele poderá gerar o boleto da primeira parcela ou o boleto da parcela única.

É preciso estar atento, pois o pagamento do boleto gerado torna efetiva a adesão à renegociação. Outras informações podem ser obtidas através do site www.caixa.gov.br/fies ou pelo telefone no 0800 726 0101.

BANCO DO BRASIL

Já os estudantes que estão inadimplentes no Fies, com contratos firmados pelo Banco do Brasil, a simulação da renegociação poderá ser feita por meio do aplicativo do banco ou pessoalmente nas agências da instituição financeira.

Pelo aplicativo é preciso acessar a opção “Soluções de Dívidas, Renegociação Fies”. Após clicar, o estudante terá acesso às informações a respeito dos valores de entrada e das demais parcelas.

O boleto também pode ser gerado pela plataforma digital. As dúvidas e informações podem ser tiradas através do site www.bb.com.br ou pela Central de Atendimento BB, no telefone 0800.729.0001.

 

Tags

Autor