COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Alunos do ensino médio podem se inscrever no SSA, vestibular seriado da UPE, a partir desta segunda-feira

Prazo de inscrição no SSA é até 18 de agosto. Taxa de inscrição custa R$ 110. UPE tem câmpus em todas as regiões de Pernambuco

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 17/07/2022 às 18:37 | Atualizado em 19/07/2022 às 16:00
Notícia
X

Começam nesta segunda-feira (18) e seguem até 18 de agosto as inscrições para o Sistema Seriado de Avaliação (SSA), da Universidade de Pernambuco (UPE). Interessados em participar devem se inscrever no site do processo seletivo.

No formato do seriado, o estudante realiza provas três vezes, ao final de cada série do ensino médio, mas só concorre a vagas no último ano.

O SSA 1 e o SSA 2 (para alunos dos 1º e 2º anos, respectivamente) estão marcados para os dias 11 e 12 de dezembro. Já os concluintes do ensino médio (3º ano), inscritos no SSA 3, terão avaliação um fim de semana antes, em 4 e 5 de dezembro.

MAIS VAGAS

A UPE reserva metade das vagas de graduação para o SSA. Os outros 50% são preenchidos pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com notas do Enem, e coordenado pelo MEC.

Com a criação de dois novos câmpus (Surubim e Ouricuri) e a oferta de cinco novos cursos (terapia ocupacional, no Recife; licenciatura em computação, em Nazaré da Mata; enfermagem em Ouricuri; e sistemas de informação e engenharia de software em Surubim) haverá mais vagas para 2023: 1.800 para o SSA e 1.800 para o Sisu.

Somente quando conclui a terceira etapa do seriado, ou seja, o SSA 3, é que o candidato escolhe o curso que quer disputar a vaga.

VANTAGENS DO SSA

Entre as vantagens do SSA, estão a de que só caem assuntos que o estudante viu naquela série. E a cada ano é divulgada a nota separada do candidato por disciplina. Dá para o aluno investir na matéria que não se saiu bem no ano anterior e assim melhorar o desempenho.

Outro aspecto positivo é que o vestibulando concorre apenas com estudantes que estão concluindo o ensino médio, como ele, já que a disputa por vagas só acontece no 3º ano. No Sisu a concorrência acaba sendo maior porque participam estudantes que já acabaram o ensino médio.

COMO SE INSCREVER

Depois de se inscrever no site do processo seletivo é preciso gerar o boleto e pagar uma taxa de inscrição no valor de R$ 110.

Candidatos que possuem Número de Inscrição Social (NIS), inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais, podem fazer o exame de graça, mas têm que solicitar a isenção do pagamento essa semana: entre segunda-feira (18) e o dia 24 de julho, também na página virtual da UPE.

MUDANÇAS

Como agora em 2022 teve início a implementação do novo ensino médio, o SSA será alterado justamente para se adequar a essas mudanças. Mas as novidades afetarão, agora este ano, somente os estudantes do 1º ano, ou seja, quem se inscrever no SSA 1.

Os candidatos que já iniciaram a seleção em 2020 ou 2021 (e que farão agora o SSA 2 ou SSA 3, portanto) terminarão o processo no modelo usado até o ano passado.

Uma das mudanças é a nova configuração das provas. Antes os vestibulandos respondiam 10 testes, separados por disciplinas (português, língua estrangeira, matemática, física,
química, biologia, geografia, história, filosofia e sociologia).

Agora serão quatro, com as matérias agrupadas por área do conhecimento, semelhante ao que ocorre hoje no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas e sociais. Tem ainda a redação (só no SSA 3).

Será mantida a aplicação do seriado em dois dias, assim como o tempo de duração por dia, quatro horas. Também permanece a mesma quantidade de questões, 90 (45 por dia). Mas o número de quesitos por disciplina vai mudar.

No SSA 1 e no SSA 2, a prova de linguagens terá 22 questões e a de ciências humanas e sociais, 23. Para matemática haverá 21 perguntas e em ciências da natureza, 24.

PARA O SSA 3

No novo ensino médio, uma das novidades é a ampliação da carga horária, que passa de 2.400 horas para 3 mil horas. E o currículo é dividido em duas partes: uma igual para todas as escolas, chamada de Formação Geral Básica (FGB), que inclui as disciplinas já conhecidas; e outra que serão os Itinerários Formativos (IF). O conteúdo dessa segunda parte pode ser montado conforme os itinerários escolhidos por cada unidade de ensino.

Por isso, para os candidatos do SSA 3, a mudança em relação às provas é maior, a fim de contemplar os itinerários formativos. No primeiro dia, o fera terá as quatro provas objetivas (num total de 40 questões) e a redação, onde serão cobrados conhecimentos da formação geral básica.

No segundo dia haverá 60 quesitos com assuntos dos itinerários formativos. O estudante vai responder à prova sobre os itinerários que estiverem atrelados ao curso que graduação que ele se inscrever no SSA 3.

FILOSOFIA E SOCIOLOGIA

Com o novo ensino médio, as escolas não precisam mais ministrar assuntos de filosofia e sociologia durante as três séries. No caso das escolas estaduais de Pernambuco, por exemplo, os estudantes do 1º ano não têm mais aulas de sociologia. Já para os do 2º ano não há mais aulas de filosofia.

Para o SSA 1 não haverá mais prova sociologia, somente filosofia, dentro da prova de ciências humanas e sociais. No SSA 2 é o contrário: cairão assuntos de sociologia e não mais de filosofia. Já no SSA 3 nenhuma dessas matérias será cobrada.

Outra alteração é a inclusão de assuntos de educação física na prova de linguagens do SSA 1 e do SSA 2. E embora o novo ensino médio contemple apenas o inglês, no seriado a UPE optou por manter a oferta do espanhol, dentro do teste de linguagens.

DIVISÃO DAS PROVAS POR DIA

Para SSA 1 e SSA 2

Primeiro dia: Provas de linguagens e de ciências humanas e sociais
- Linguagens: 22 questões de arte, educação física, língua estrangeira (inglês ou espanhol) e português
- Ciências humanas e sociais: 23 questões de história, geografia, filosofia e sociologia

Segundo dia: Provas de matemática e de ciências da natureza
- Matemática - 21 questões
- Ciências da natureza: 24 questões de biologia, química e física

Para SSA 3

Primeiro dia: Cinco provas: redação, a única subjetiva. E mais quatro objetivas, num total de 40 questões:
- Linguagens: língua estrangeira (inglês ou espanhol) e português
- Ciências humanas e sociais: história e geografia
- Matemática
- Ciências da natureza: biologia, química e física

Segundo dia: 60 questões sobre os itinerários formativos

* O candidato vai responder à prova sobre os itinerários que estiverem atrelados ao curso que graduação que ele se inscrever no SSA 3

 

Tags

Autor