COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Inscrição para vestibular seriado da UPE, o SSA, acaba nesta quinta-feira (18)

Candidatos devem se inscrever para o SSA na página do processo seletivo. Taxa de inscrição, no valor de R$ 110, pode ser paga até dia 22. Provas serão em dezembro

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 17/08/2022 às 16:36
Notícia
X

Acaba às 23h59 desta quinta-feira (18) o período de inscrição no Sistema Seriado de Avaliação (SSA), da Universidade de Pernambuco (UPE). As provas serão em dezembro.

No vestibular seriado, o estudante realiza provas três vezes, ao final de cada série do ensino médio, mas só concorre a vagas no último ano. A UPE destina metade das vagas para o SSA. 

Somente quando conclui as três provas é que o candidato escolhe o curso que deseja concorrer. Para o ano letivo de 2023, a UPE terá 1.800 vagas para o SSA (50% do total).

As provas do SSA 1 e SSA 2 (para alunos dos 1º e 2º anos, respectivamente) serão nos dias 11 e 12 de dezembro. Os concluintes do ensino médio (3º ano), inscritos no SSA 3, terão avaliação antes, em 4 e 5 de dezembro.

Para se inscrever, o estudante precisa ter CPF próprio e informar uma conta de e-mail. A inscrição é toda online (clique aqui).

Depois de se inscrever no site do processo seletivo é preciso gerar o boleto e pagar uma taxa no valor de R$ 110. Essa taxa pode ser paga até o dia 22 de agosto em casas lotéricas, agências bancárias e Correios. Após esse prazo, caso o pagamento não tenha sido realizado a inscrição não será confirmada.

A partir do próximo ano a UPE terá novos cursos e mais dois câmpus, em Surubim, no Agreste, e Ouricuri, no Sertão. As cinco novas graduações são terapia ocupacional, no Recife; licenciatura em computação, em Nazaré da Mata; enfermagem em Ouricuri; e sistemas de informação e engenharia de software em Surubim.

VANTAGENS DO SSA

Entre as vantagens do SSA, estão a de que só caem assuntos que o estudante viu naquela série. E a cada ano é divulgada a nota separada do candidato por disciplina. Dá para o aluno investir na matéria que não se saiu bem no ano anterior e assim melhorar o desempenho.

Outro aspecto positivo é que o vestibulando concorre apenas com estudantes que estão concluindo o ensino médio, como ele, já que a disputa por vagas só acontece no 3º ano. No Sisu a concorrência acaba sendo maior porque participam estudantes que já acabaram o ensino médio.

MUDANÇAS NO SSA

Como agora em 2022 teve início a implementação do novo ensino médio, o SSA será alterado justamente para se adequar a essas mudanças. Mas as novidades afetarão, agora este ano, somente os estudantes do 1º ano, ou seja, quem se inscrever no SSA 1.

Os candidatos que já iniciaram a seleção em 2020 ou 2021 (e que farão agora o SSA 2 ou SSA 3, portanto) terminarão o processo no modelo usado até o ano passado.

 

Tags

Autor