CARTILHA REDAÇÃO ENEM 2022: veja a Cartilha do Participante Enem 2022, que traz exemplos de redações nota mil
A cartilha redação Enem 2022 foi disponibilizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou o a cartilha redação Enem 2022, chamada “A Redação do Enem 2022 – Cartilha do Participante”.
A cartilha Enem 2022 traz a matriz de referência da prova, detalha as cinco competências avaliadas e explica o processo de correção. A cartilha tem também amostras comentadas de redações nota mil da edição de 2021 do Enem.
Os participantes do Enem 2022 precisarão escrever um texto dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas, a partir da situação-problema proposta, dos textos motivadores e dos conhecimentos construídos ao longo da sua formação.
Veja temas de redação Enem anteriores
- Enem 2009: O indivíduo frente à ética nacional
- Enem 2010: O trabalho na construção da dignidade humana
- Enem 2011: Viver em rede no século XXI: Os limites entre o público e o privado
- Enem 2012: O movimento imigratório para o Brasil no século XXI
- Enem 2013: Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil
- Enem 2014: Publicidade infantil em questão no Brasil
- Enem 2015: A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira
- Enem 2016: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil e Caminhos para combater o racismo no Brasil - Neste ano houve duas aplicações do exame.
- Enem 2017: Desafios para formação educacional de surdos no Brasil
- Enem 2018: Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet
- Enem 2019: Democratização do acesso ao cinema no Brasil
- Enem 2020: O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira
- Enem 2021: Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil
Como é a correção da redação Enem 2022?
A nota da redação do Enem 2022 poderá chegar a 1000 pontos, mas há critérios que conferem nota zero, como fuga ao tema, quantidade de linhas abaixo de sete no total, trecho deliberadamente desconectado do tema, desobediência à estrutura dissertativo-argumentativa e desrespeito à seriedade do exame.
A redação do Enem será corrigida por pelo menos dois corretores, de forma independente.
Provas do Enem 2022 já estão impressas
Cada corretor atribuirá uma nota entre 0 e 200 pontos para cada uma das cinco competências exigidas. A nota total de cada corretor corresponde à soma das notas atribuídas a cada uma das competências.
Considera-se que há discrepância entre dois corretores se suas notas totais diferirem por mais de 100 pontos; ou se a diferença de suas notas em qualquer uma das competências for superior a 80 pontos; ou se houver divergência de situação.
A nota final da redação do Enem será atribuída da seguinte forma:
- caso não haja discrepância entre os dois corretores, a nota final do participante será a média aritmética das notas totais atribuídas;
- caso haja discrepância entre os dois corretores, haverá recurso de ofício (automático) e a redação será corrigida, de forma independente, por um terceiro corretor;
- caso não haja discrepância entre o terceiro corretor e os outros dois corretores, a nota final do participante será a média aritmética entre as duas notas totais que mais se aproximarem, sendo descartada a outra nota;
- sendo a nota total do terceiro corretor equidistante das notas totais atribuídas pelos outros dois corretores e na impossibilidade de aproximação da nota atribuída pelo terceiro corretor com um dos outros dois, por não haver qualquer discrepância entre eles, a redação será corrigida por uma banca composta por três corretores, que atribuirá a nota final do participante, sendo descartadas as notas anteriores;
- caso haja discrepância entre o terceiro corretor e apenas um dos corretores, a nota final do participante será a média aritmética entre as duas notas atribuídas pelos corretores que não apresentaram discrepância, sendo descartada a outra nota;
- caso o terceiro corretor apresente discrepância com os outros dois corretores, haverá novo recurso de ofício e a redação será corrigida por uma banca composta por três corretores, que atribuirá a nota final ao participante, sendo descartadas as notas anteriores.
Qual é a data do Enem 2022?
O Inep aplicará o Enem 2022 em dois domingos (13 e 20 de novembro) para 3.396.632 pessoas.
O tema da redação será o mesmo para as duas versões: impressa e digital. Cabe pontuar que a redação da versão em computador do exame será realizada em material impresso.