ENEM 2022: confira os casos em que a redação poderá ter nota zero
Não corra o risco de zerar na redação do Enem. Confira o que NÃO fazer.
O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é o momento mais esperado do ano para muitos estudantes pelo Brasil, por ser a principal porta de entrada para o mundo universitário.
O Enem será realizado nos domingos 13 e 20 do mês de novembro. No primeiro dia serão realizadas as provas de linguagens, ciências humanas e a redação. O segundo dia é das provas de matemática e ciências da natureza.
A redação é, talvez, o que cria mais expectativa em toda a prova do Enem, pelo fato de possuir um valor mais alto para algumas instituições de ensino superior.
Os candidatos costumam passar o ano inteiro se preparando para este momento, tentando alcançar notas altas com o texto.
Mas, ao mesmo tempo, é preciso ter atenção para não perder pontos na redação e também não correr o risco de zerar a nota. Não sabia que isto é possível? Confira o que pode fazer alguém alcançar esta proeza.
O QUE PODE FAZER ALGUÉM ZERAR NA REDAÇÃO DO ENEM?
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) disponibilizou em seu site alguns pontos para serem observados pelos candidatos para não correrem o risco de zerar na redação.
- Não atender à proposta solicitada ou possuir outra estrutura textual que não seja a estrutura dissertativo-argumentativa, o que configurará “Fuga ao tema/Não atendimento à estrutura dissertativo-argumentativa”.
- Não apresentar texto escrito na Folha de Redação, que será considerada “Em branco”.
- Apresentar até sete linhas manuscritas ou apresentar até dez linhas escritas no Sistema Braile, qualquer que seja o conteúdo, o que configurará “Texto insuficiente”.
- Apresentar impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação, o que configurará “Anulada”.
- Apresentar parte do texto deliberadamente desconectada com o tema proposto, o que configurará “Anulada”.
- Apresentar nome, assinatura, rubrica ou qualquer outra forma de identificação no espaço destinado exclusivamente ao texto da redação, o que configurará “Anulada”.
- Estiver escrita predominante ou integralmente em língua estrangeira, o que configurará “Anulada”.
- Apresentar letra ilegível, que impossibilite sua leitura por dois avaliadores independentes, o que configurará “Anulada”.
Além destes pontos, o candidato precisa observar a questão de plágio. Não é permitido copiar textos da proposta de redação e do caderno de questões, sob o risco de ter as linhas que forem copiadas desconsideradas para a contagem do mínimo de linhas do texto.
CANDIDATOS COM DEFICIÊNCIA TERÃO CORREÇÃO DE ACORDO COM SUAS SINGULARIDADES
O INEP também informou como serão as correções de participantes do ENEM que tiverem alguma deficiência e/ou limitação:
- Na correção da redação do participante com surdez, deficiência auditiva, surdocegueira e/ou com autismo, serão adotados mecanismos de avaliação coerentes com suas singularidades linguísticas no domínio da modalidade escrita da língua portuguesa, em conformidade com o inciso VI do art. 30 da Lei n.º 13.146, de 6 de junho de 2015.
- Na correção da redação do participante com dislexia, serão adotados mecanismos de avaliação que considerem as características linguísticas desse transtorno específico.
Entenda como é feito o cálculo da nota do Enem
O Enem deste ano tem 3,3 milhões de inscritos, dos quais 186.837 farão o exame em Pernambuco. No Estado, está prevista a aplicação das provas em 83 cidades e no arquipélago de Fernando de Noronha.