COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Candidatos da seleção para escolas de Aplicação da UPE já podem consultar locais de provas

Para o ano letivo de 2023 a oferta é de 258 vagas para o 6º ano do ensino fundamental e 130 para o 1º ano do ensino médio. As provas serão no dia 15 de novembro

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 24/10/2022 às 17:28 | Atualizado em 24/10/2022 às 17:31
Notícia
X

Candidatos que vão participar da seleção para as quatro escolas de Aplicação da Universidade de Pernambuco (UPE) já podem imprimir os cartões de inscrição. O documento informa o local em que o estudante fará as provas, marcadas para 15 de novembro.

O documento foi disponibilizado nesta segunda-feira (24) pela comissão da UPE. Está na página do processo seletivo. Há 2.668 inscritos para concorrer às vagas do 6º ano do ensino fundamental e 1.601 para as vagas do 1º ano do ensino médio.

Para o ano letivo de 2023 a oferta é de 258 vagas para o 6º ano do fundamental e 130 para o 1º ano do médio. Metade é reservada para candidatos egressos da rede pública.

"O acesso aos cartões está liberado até 14 de novembro, véspera das provas. Basta acessar a página do processo e colocar mesmo login e senha usados quando foi efetuada a inscrição do candidato", explica o presidente da comissão do vestibular e pró-reitor de graduação da UPE, Ernani Martins.

As escolas funcionam nas cidades de Recife, Nazaré da Mata (Zona da Mata), Garanhuns (Agreste) e Petrolina (Sertão).

HORÁRIOS

A seleção será realizada no dia 15 de novembro. Haverá aplicação de duas provas, português e matemática, cada uma com 20 questões objetivas de múltipla escolha.

Os candidatos devem chegar até 9h, horário de fechamento dos portões. O concurso vai das 9h15 até 12h15.

Na véspera do exame, 14 de novembro, a UPE manterá um plantão da comissão, das 8h às 16h, na reitoria, em Santo Amaro, área central do Recife, para atender casos especiais.

CONCORRÊNCIA

A Escola de Aplicação do Recife é a mais concorrida para o 6º ano. São 73,12 candidatos concorrendo a cada vaga pelo sistema universal. Entre os cotistas, a disputa será de 3,71 alunos por vaga.

Para o 1º ano do ensino médio, novamente a Escola de Aplicação do Recife fica em primeiro lugar entre os de ampla concorrência: 120,4 candidatos por vaga.

Mas pelo sistema de cotas, a procura foi maior na Escola de Aplicação Professora Ivonita Alves Guerra, de Garanhuns, com 45 estudantes por vaga.

DIVISÃO DAS VAGAS

Distribuição das vagas por escola:

Escola de Aplicação do Recife
6º ano (ensino fundamental) - 34 vagas
1º ano (ensino médio) - 10 vagas

Escola de Aplicação Professor Chaves – Nazaré da Mata
6º ano (ensino fundamental) - 72 vagas
1º ano (ensino médio) - 56 vagas

Escola de Aplicação Professora Ivonita Alves Guerra – Garanhuns
6º ano (ensino fundamental) - 80 vagas
1º ano (ensino médio) - 4 vagas

Escola Estadual de Aplicação Professora Vande de Souza Ferreira – Petrolina
6º ano (ensino fundamental) - 72 vagas

Tags

Autor