Candidatos da seleção para escolas de Aplicação da UPE já podem consultar locais de provas
Para o ano letivo de 2023 a oferta é de 258 vagas para o 6º ano do ensino fundamental e 130 para o 1º ano do ensino médio. As provas serão no dia 15 de novembro
Candidatos que vão participar da seleção para as quatro escolas de Aplicação da Universidade de Pernambuco (UPE) já podem imprimir os cartões de inscrição. O documento informa o local em que o estudante fará as provas, marcadas para 15 de novembro.
O documento foi disponibilizado nesta segunda-feira (24) pela comissão da UPE. Está na página do processo seletivo. Há 2.668 inscritos para concorrer às vagas do 6º ano do ensino fundamental e 1.601 para as vagas do 1º ano do ensino médio.
Para o ano letivo de 2023 a oferta é de 258 vagas para o 6º ano do fundamental e 130 para o 1º ano do médio. Metade é reservada para candidatos egressos da rede pública.
"O acesso aos cartões está liberado até 14 de novembro, véspera das provas. Basta acessar a página do processo e colocar mesmo login e senha usados quando foi efetuada a inscrição do candidato", explica o presidente da comissão do vestibular e pró-reitor de graduação da UPE, Ernani Martins.
As escolas funcionam nas cidades de Recife, Nazaré da Mata (Zona da Mata), Garanhuns (Agreste) e Petrolina (Sertão).
HORÁRIOS
A seleção será realizada no dia 15 de novembro. Haverá aplicação de duas provas, português e matemática, cada uma com 20 questões objetivas de múltipla escolha.
Os candidatos devem chegar até 9h, horário de fechamento dos portões. O concurso vai das 9h15 até 12h15.
Na véspera do exame, 14 de novembro, a UPE manterá um plantão da comissão, das 8h às 16h, na reitoria, em Santo Amaro, área central do Recife, para atender casos especiais.
CONCORRÊNCIA
A Escola de Aplicação do Recife é a mais concorrida para o 6º ano. São 73,12 candidatos concorrendo a cada vaga pelo sistema universal. Entre os cotistas, a disputa será de 3,71 alunos por vaga.
Para o 1º ano do ensino médio, novamente a Escola de Aplicação do Recife fica em primeiro lugar entre os de ampla concorrência: 120,4 candidatos por vaga.
Mas pelo sistema de cotas, a procura foi maior na Escola de Aplicação Professora Ivonita Alves Guerra, de Garanhuns, com 45 estudantes por vaga.
DIVISÃO DAS VAGAS
Distribuição das vagas por escola:
Escola de Aplicação do Recife
6º ano (ensino fundamental) - 34 vagas
1º ano (ensino médio) - 10 vagas
Escola de Aplicação Professor Chaves – Nazaré da Mata
6º ano (ensino fundamental) - 72 vagas
1º ano (ensino médio) - 56 vagas
Escola de Aplicação Professora Ivonita Alves Guerra – Garanhuns
6º ano (ensino fundamental) - 80 vagas
1º ano (ensino médio) - 4 vagas
Escola Estadual de Aplicação Professora Vande de Souza Ferreira – Petrolina
6º ano (ensino fundamental) - 72 vagas