PATROCINADA

Redação do Enem 2022: especialista dá dicas e orientações sobre a prova

Às vésperas das provas do Enem, a professora Fernanda Bérgamo fala sobre a redação deste ano. As provas serão aplicadas nos dias 13 e 20 de novembro

Imagem do autor
Cadastrado por

JC360

Publicado em 28/10/2022 às 14:38 | Atualizado em 28/10/2022 às 17:59
Patrocinada
X

Os estudantes do Ensino Médio, que buscam uma vaga para o ensino superior, estão bem próximos de encarar um grande desafio: o Enem 2022. As provas do Exame Nacional do Ensino Médio serão aplicadas em dois domingos, dias 13 e 20 de novembro, em todo o Brasil.

Os participantes fazem provas de quatro áreas do conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias.

Ao todo, serão 180 questões objetivas além de uma redação dissertativa-argumentativa a partir de uma situação problema.

Foto: Filipe Jordão / JC Imagem
Enem 2022: o aluno não precisa gastar energia tentando adivinhar o tema da redação. Ele tem que usar energia para se preparar para o tema que vier. - Foto: Filipe Jordão / JC Imagem

Quem está concluindo o ensino médio em 2022 ou já completou essa fase escolar, em anos anteriores, pode fazer a prova do Enem, que possibilita o acesso à educação superior.

Tem ainda os candidatos “treineiros”, estudantes que ainda estão cursando o ensino médio, mas se inscreveram para testar o seu desempenho. Os resultados das provas servem apenas para autoavaliação de conhecimentos.

Dicas de redação para o Enem

A prova de redação do Enem será aplicada no 1° domingo de provas, no dia 13 de novembro, junto com as 45 questões de linguagens sendo 40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol e 45 questões de ciências humanas.

Fernanda Bérgamo, professora de português e redação há mais de 30 anos, é especialista em preparar os alunos tanto para o Enem, como para vestibulares e concursos. Há 15 dias da prova, a especialista dá dicas importantes para os estudantes;

“É importantíssimo que o estudante esteja atualizado, já que o tema da redação é uma questão social, atual e sobre a qual eles precisam ter informações para emitir não só uma opinião mas saber defender o seu ponto de vista”, afirma Bérgamo.

DIVULGAÇÃO
ORIENTAÇÃO Fernanda Bérgamo afirma que a leitura sobre assuntos da atualidade é fundamental - DIVULGAÇÃO

Além de se atualizar sobre os diversos assuntos relevantes no país, a professora destaca que é interessante o candidato produzir, pelo menos, duas redações por semana. "Se manter atualizado e produtivo é fundamental para o sucesso da redação do Enem”, ratifica a especialista.

O mais importante na hora de escrever a redação do Enem é saber quais são os critérios de correção e avaliação da banca. Escrever uma redação dentro do gênero dissertativo-argumentativo e ter conhecimento dos cinco critérios de correção, é muito importante para conseguir uma nota alta e, quem sabe até, a nota mil da redação. São eles:

  • Domínio da escrita formal - Demonstrar domínio da modalidade escrita gramatical, regras de ortografia e acentuação gráfica formal da língua portuguesa;
  • Compreensão do tema - Aplicação dos conceitos das várias áreas de conhecimento e desenvolvimento do tema. A redação precisa ser enriquecida por um repertório sociocultural variado. Cuidado com fuga do tema!
  • Organização e Interpretação - avalia a capacidade do estudante em selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, levantar fatos e opiniões em defesa do seu ponto de vista;
  • Coesão - Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação, que façam esse texto progredir, com um bom vocabulário, evitando repetições de palavras desnecessárias;
  • Proposta de resolução - Encerrar a redação apresentando uma proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. Precisa ainda ser detalhada e tem que ter agente, ação, meio e objetivo.

O que fazer nas 48h antes das provas do Enem?

Divulgação/Pexels
Usar as 48h antes da prova para descansar, fazer o percurso até o local da prova e separar tudo que vai precisar no dia do exame ajuda a a trabalhar a ansiedade. - Divulgação/Pexels

Nas 48 horas antes da prova, é importante descansar. A prova tem bastante conteúdo mas também exige resistência física. No dia 13 de novembro, além da redação, o estudante vai responder 90 questões objetivas.

“Ele precisa se alimentar bem, dormir bem é fundamental e claro, nessas últimas horas, o estudante precisa continuar se mantendo atualizado, talvez fazer a revisão de alguns assuntos que os professores apontaram como questões que vão cair na prova, mas é fundamental a preparação”, diz Fernanda Bérgamo.

Outra dica que a professora dá aos estudantes é usar essas 48h antes da prova para fazer o percurso até o local do exame. Saber quanto tempo leva para sair com antecedência, além de separar tudo que vai precisar: documento com identificação, caneta esferográfica na cor preta, água e lanche.

Educação para toda a vida

Divulgação/Colégio Saber Viver
Existe um trabalho dentro da escola, nas mostras de conhecimentos, onde os alunos produzem artigos dentro de temáticas cotidianas. - Divulgação/Colégio Saber Viver

No Colégio Saber Viver, que tem uma metodologia de educação para toda a vida, a partir de 2023, a instituição terá turmas do ensino médio. A escola trabalha numa perspectiva interacionista, onde criam relações entre tudo o que os estudantes aprendem no mundo com o que desenvolvem na escola.

“Vivemos a práxis, que é a teoria e a prática caminhando juntas para que o aluno perceba a aplicação desse conhecimento dentro da escola e na vida cotidiana. Se tornando um cidadão ativo, participativo, colaborativo e cooperativo, além de reflexivo para que ele transforme o mundo em cada vez melhor”, afirma Karla Bárbara, coordenadora do ensino do Colégio Saber Viver.

BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
Karla ressalta que toda a equipe pedagógica do Colégio Saber Viver têm muita sensibilidade sobre o processo de aprendizagem e sobre o que é a educação. - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

O Colégio Saber Viver conta com uma equipe inspiradora de professores como Darlan Coutinho, Matemática, Everaldo Chaves, História, Marília Menezes, Língua Portuguesa e Fernanda Bérgamo, também de Língua Portuguesa, formada para preparar os jovens para os desafios que estão por vir.

Sobre a expectativa para a primeira turma, Karla e toda a equipe estão na contagem regressiva. “Estamos muito felizes em saber que os pais, que são parceiros da escola desde a educação infantil, continuam acreditando nessa perspectiva que nós temos de escola para toda a vida”, destaca Karla.

Desde a educação infantil, o Colégio Saber Viver trabalha com a perspectiva de contextualização e aplicabilidade de conhecimentos. Os estudantes participam de mostras de conhecimentos e produzem artigos científicos e documentos dentro da perspectiva de temáticas cotidianas até as mais diversas.

DIVULGAÇÃO/COLÉGIO SABER VIVER
VARIEDADE A instituição conta com um verdadeiro arsenal à disposição como, óculos de realidade virtual, softwares, impressora 3D e várias outras ferramentas na sala Maker - DIVULGAÇÃO/COLÉGIO SABER VIVER

Com uma preparação contínua e sistemática, as novas turmas do ensino médio, que iniciam as aulas em fevereiro de 2023 no Saber Viver, vão aprender com o método Bérgamo de Redação, a produzir um texto vencedor e competitivo para que, ao final do ensino médio, no Enem, ele faça a melhor redação da vida dele e conquiste a tão sonhada vaga.

“Esse candidato já conhece a prova, e por isso, tem as melhores chances de ser bem sucedido desta vez. Acreditar na sua preparação, acreditar em você mesmo e ir em busca desse sonho por que educação tem que ser o início e o meio para a gente conseguir um fim melhor”, diz a professora Fernanda Bérgamo.

Você está craque para o Enem?

Tags

Autor