COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

COPA 2022: Como será o funcionamento das escolas nos dias de jogos do Brasil?

Na primeira etapa da Copa do Mundo 2022, a seleção brasileira vai jogar nos dias 24 e 28 de novembro e 2 de dezembro. Os três jogos serão no turno da tarde

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 03/11/2022 às 17:30 | Atualizado em 03/11/2022 às 18:28
Notícia
X

Depois das eleições, a expectativa de milhões de brasileiros agora é pela Copa do Mundo. A competição de futebol começa no próximo dia 20 de novembro, no Catar, país do Oriente médio. A rotina de comércio, escolas, universidades e empresas muda no Brasil diante da grande torcida que o País tem pela seleção canarinha.

Como ficarão as aulas nas escolas de Pernambuco nos dias em que o Brasil jogar? Na primeira fase da Copa, as partidas serão às 16h nos dias 24 de novembro e 2 de dezembro. E às 13h no dia 28 de novembro. No geral, os jogos da Copa ocorrerão em quatro horários: 7h, 10h, 13h e 16h.

ESCOLAS PRIVADAS

Nos colégios particulares do Estado, a decisão de manter ou não as aulas nos horários dos jogos do Brasil depende de cada instituição de ensino.

Mas em um comunicado enviado para os donos dos estabelecimentos educacionais, o Sindicato das Escolas Privadas de Pernambuco (Sinepe) sugere que não haja aulas, nessas datas da primeira fase da Copa, somente no turno da tarde.

"Sugestão: aulas normais no turno da manhã, até 12 horas. Não haveria aulas no turno da tarde, nos três dias. As turmas da noite teriam aulas normais, a partir das 19 horas", diz um trecho do comunicado do Sinepe.

O sindicato ressalta ainda que "os dias letivos em que o Brasil não joga terão aulas normais" e que a reposição das aulas quando não ocorrerem por causa dos jogos depende de cada unidade de ensino.

Na hipótese de o Brasil continuar na disputa até a final da Copa - o último jogo será dia 18 de dezembro, que cairá num domingo - o Sinepe recomenda que seja usado o mesmo critério.

Portanto, caso os jogos sejam marcados para o horário da manhã, não haverá aula nesses dias somente nesse turno. Mas ressalta que é uma decisão de cada escola.

Em Pernambuco existem cerca de 2.100 escolas particulares, 444 mil alunos e 25 mil professores.

ESCOLAS MUNICIPAIS DO RECIFE

Nas escolas da rede municipal do Recife ainda não foi definido como será o funcionamento nos dias de jogos do Brasil na Copa.

A Secretaria Municipal de Educação informou que está prevista a divulgação, na próxima semana, de orientações para as escolas em relação a esse assunto.

A rede municipal de ensino do Recife tem cerca de 5 mil professores que lecionam para 95 mil estudantes matriculados em 331 escolas.

ESCOLAS MUNICIPAIS DE OLINDA

Em Olinda, as escolas municipais não vão funcionar somente no turno em que o jogo do Brasil acontecer. Portanto, nas três primeiras partidas da seleção haverá suspensão das atividades para os alunos que estão matriculados à tarde.

Caso, com o avançar da competição, a seleção brasileira tenha algum jogo pela manhã, a interrupção das aulas será nesse turno.

ESCOLAS MUNICIPAIS DE JABOATÃO

A rede municipal de ensino de Jaboatão dos Guararapes tem 148 escolas, cerca de 66 mil estudantes e 4.024 professores. Lá, a prefeitura informou que não definiu ainda como será o funcionamento da rede nos dias de jogos do Brasil.

ESCOLAS ESTADUAIS

A rede estadual de Pernambuco tem 1.058 escolas, com 533 mil alunos e 35 mil docentes. 

Até o final da semana que vem a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco definirá o procedimento das escolas nos dias de jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo.

Tags

Autor