ENEM 2022: está com sintomas de covid-19 às vésperas da prova? Saiba como fazer Enem covid reaplicação
O Inep deu recomendações sobre o que os participantes do Enem 2022 devem fazer em caso de sintomas de covid-19
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022 está se aproximando. Nos próximos dois fins de semana, nos dias 13 e 20 de novembro, mais de três milhões de participantes irão realizar a prova.
A edição de 2022 do Enem será a terceira dentro da pandemia de covid-19. Nas edições de 2020 e de 2021, todos os envolvidos na prova, participantes e fiscais, tiveram que usar máscaras durante a aplicação.
ENEM 2022: O QUE FAZER EM CASO DE SINTOMAS DE COVID-19?
O Brasil vive uma nova onda de casos de covid-19 na reta final de 2022. Com isso, existe o risco de que participantes do Enem 2022 podem acabar se contaminando com a doença durante o período entre os dias da prova.
A infectologista Alexandra Costa, em entrevista à Rádio Jornal, falou sobre o que os candidatos devem fazer caso tenham algum sintoma gripal e/ou de covid nos dias que antecedem o Enem 2022.
"Se apresentar sintomas gripais, o candidato deve procurar um posto de testagem para realização do teste e, se positivar, se ausentar do Enem para não colocar os demais candidatos em risco, já que se passa várias horas dentro de uma mesma sala aglomerada", explicou.
Em caso de sintomas equivalentes à covid-19 na semana anterior ou na véspera da aplicação do Enem 2022, a orientação do Inep é para que o inscrito não compareça ao local de provas e solicite reaplicação na Página do Participante.
No momento da solicitação, é preciso anexar um documento comprobatório da condição. O pedido, então, será analisado pelo Inep.
É RECOMENDADO UTILIZAR MÁSCARAS DURANTE O ENEM?
Mesmo com a pandemia mais controlada, em relação aos outros anos, a nova alta de casos gera muita preocupação.
Em alguns municípios e estados, existe uma liberação da utilização de máscaras em locais fechados, mas ainda é recomendado fazer o Enem usando o item. A infectologista Alexandra Costa explicou:
"Seria mais prudente o candidato realizar a prova do Enem 2022 usando máscara, além de seguir o que a gente já orientava, como lavar as mãos, usar álcool em gel e evitar aglomerações", disse a médica.