Enem 2022: veja bairros do Recife, Olinda e Jaboatão com mais chance de ter engarramentos
No Brasil são 3,3 milhões de inscritos no Enem 2022. Em Pernambuco, 186.837 farão as provas em 83 cidades e na ilha de Fernando de Noronha.
Uma das recomendações que mais deve ser levada a sério pelos candidatos que farão o Enem neste domingo (13) é em relação ao cumprimento do horário. As provas serão de redação, linguagens e ciências humanas. No dia 20 os testes serão de matemática e ciências da natureza.
Em ambos os dias, portões abrem ao meio-dia e fecham às 13h, com início das provas às 13h30. Só pode sair com o caderno de provas faltando meia hora para acabar o exame. Primeiro dia Enem acaba 19h e segundo dia, 18h30.
No Brasil são 3,3 milhões de inscritos. Em Pernambuco, 186.837 farão as provas em 83 cidades e na ilha de Fernando de Noronha.
As Prefeituras do Recife e de Olinda não vão montar a ciclofaixa nos dias do Enem, atendendo a um pedido da Secretaria de Educação de Pernambuco.
Para este domingo, feras da Região Metropolitana contarão com reforço de ônibus em 21 linhas, segundo o Grande Recife Consórcio de Transporte.
Significa 97 coletivos circulando que, juntos, farão 914 viagens ao longo do dia. Ou seja, 26 veículos e 186 viagens a mais que em domingos comuns.
CIDADES COM MAIS INSCRITOS NO ENEM
Como era de se esperar, a capital pernambucana é o município com mais candidatos na versão impressa do Enem, 39.322 no total. Em seguida vem Petrolina, no Sertão, com 10.031 estudantes. Depois aparecem Jaboatão dos Guararapes, na RMR, com 9.427; Caruaru, no Agreste, com 8.594 participantes e Olinda, também na RMR, com 7.006 vestibulandos.
As cidades com menos candidatos são Água Preta (211), Parnamirim (308) e Araçoiaba (417). Em Fernando de Noronha são 33 estudantes que farão o Enem.
ATENÇÃO COM O TRÂNSITO
No Recife, segundo a Polícia Militar de Pernambuco, dois bairros merecem atenção: Boa Vista, no Centro, e Cidade Universitária, na Zona Oeste. Outras duas áreas que deverão ter movimento intenso são Derby e Graças.
Os câmpus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) vão reunir 3.082 candidatos do Enem, distribuídos em oito prédios. É bom visitar, neste sábado, o local para certificar-se qual é o prédio correto de local de prova.
Na Boa Vista, tradicionalmente a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) concentrará bastante estudantes: são 5.553 participantes, que terão acesso aos blocos da universidade por duas ruas: Almeida Cunha e Bernardo Guimarães. É comum muitos ambulantes se instalarem nas redondezas.
A Uninassau, com quatro prédios no Derby e Graças, soma 3.276 candidatos: blocos A e B (Rua Guilherme Pinto), bloco C (Rua Joaquim Nabuco) e bloco E (Rua Dr. Osvaldo Lima). Igualmente, vale se ligar em possíveis engarrafamentos.
JABOATÃO DOS GUARARAPES
Na terceira cidade com mais candidatos do Enem de Pernambuco, Jaboatão dos Guararapes, três prédios no mesmo bairro reúnem o maior número de estudantes: Piedade. Significa que o deslocamento nesse local será grande.
A Unifig (Rua Comendador José Didier) tem 2.713 candidatos, maior prédio do Enem na cidade. A Faculdade Metropolitana (Av. Barreto de Menezes) abriga 2.316 feras e o Educandário Jardim Piedade (Rua Ibimirim) soma 643 participantes.
OLINDA
Em Olinda, o Colégio Santa Emília, em Jardim Atlântico, terá 777 candidatos, local com mais gente inscrita no Enem no município. Depois vem a Facho, em Ouro Preto (PE-15), com 748 pessoas, e o Colégio Imaculado Coração de Maria, no Bairro Novo, com 676 candidatos. As informações são da PMPE.