TEMA DA REDAÇÃO DO ENEM

"Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil": entenda o tema da redação do Enem 2022

A previsão é de que cerca de 3,4 milhões de candidatos façam o Enem 2022

Imagem do autor
Cadastrado por

Amanda Azevedo

Publicado em 13/11/2022 às 14:17 | Atualizado em 13/11/2022 às 14:57
X

Com Agência Brasil

O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 é "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil".

O tema é o mesmo para o Enem impresso e para o digital. Neste primeiro dia, os estudantes fazem, além da redação, provas de linguagens e ciências humanas.

A previsão é de que cerca de 3,4 milhões de candidatos façam o exame. O Enem é realizado em 11.175 locais de prova em 1.747 municípios.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela realização das provas, 3.331.566 candidatos farão o Enem impresso e 65.066, o digital. As mulheres representam 61% dos candidatos e as pessoas negras, soma de pretos e pardos, 54,8% dos inscritos.

ANÁLISE DO TEMA

"Entre os povos tradicionais estão os indígenas, os quilombolas, as comunidades tradicionais de matriz africana ou de terreiro, os extrativistas, os ribeirinhos, os caboclos, os pescadores artesanais, os pomeranos, entre outros. É um tema inusitado, que levanta uma discussão muito necessária e que tem a cara do Enem", destaca a professora de redação Fernanda Bérgamo.

"É fundamental conhecer os textos de apoio, pois não sabemos se o Inep generalizou ou concentrou a discussão nos indígenas, por exemplo. Isso vai ser sinalizado nos textos motivadores", complementa a professora.

Bérgamo ressalta que é preciso atenção, ao escrever o texto, para incluir pelo menos dois desafios de valorização desses grupos, como pede o tema da redação. Ela cita que o candidato pode elencar a importância de discutir projetos específicos para produção familiar e valorização cultural desses grupos. "É bem interessante", afirma a professora.

De início pode haver estranhamento em relação ao tema por parte dos candidatos. "Nas aulas que dei nos últimos dias, comentei com meus alunos que o tema ia ser apresentado de forma complicada. Dei o exemplo do tema Os desafios para formação educacional de surdos no Brasil, do Enem 2017", comenta Bérgamo.

"Mas quando o estudante fizer a leitura dos textos de apoio saberá exatamente do que se trata. Vão gostar e saber desenvolver a redação. É um tema que privilegia o aluno que lê, que tem a capacidade de ler e interpretar os textos de apoio", observa a professora.

Veja os temas de redação de anos anteriores:

Enem 2021: Invisibilidade e Registro Civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil

Enem 2020: O Estigma Associado às Doenças Mentais na Sociedade Brasileira (Enem impresso), O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil (Enem digital) e A falta de empatia nas relações sociais no Brasil (Enem PPL e reaplicação)

Enem 2019: Democratização do acesso ao cinema no Brasil

Enem 2018: Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet

Enem 2017: Desafios para formação educacional de surdos no Brasil

Correção da redação do Enem

A redação será corrigida por pelo menos dois corretores, de forma independente.

Cada corretor atribuirá uma nota entre 0 e 200 pontos para cada uma das cinco competências exigidas. A nota total de cada corretor corresponde à soma das notas atribuídas a cada uma das competências.

Considera-se que há discrepância entre dois corretores se suas notas totais diferirem por mais de 100 pontos; ou se a diferença de suas notas em qualquer uma das competências for superior a 80 pontos; ou se houver divergência de situação.

A nota final da redação do participante será atribuída da seguinte forma:

  • Caso não haja discrepância entre os dois corretores, a nota final do participante será a média aritmética das notas totais atribuídas
  • Caso haja discrepância entre os dois corretores, haverá recurso de ofício (automático) e a redação será corrigida, de forma independente, por um terceiro corretor
  • Caso não haja discrepância entre o terceiro corretor e os outros dois corretores, a nota final do participante será a média aritmética entre as duas notas totais que mais se aproximarem, sendo descartada a outra nota
  • Sendo a nota total do terceiro corretor equidistante das notas totais atribuídas pelos outros dois corretores e na impossibilidade de aproximação da nota atribuída pelo terceiro corretor com um dos outros dois, por não haver qualquer discrepância entre eles, a redação será corrigida por uma banca composta por três corretores, que atribuirá a nota final do participante, sendo descartadas as notas anteriores
  • Caso haja discrepância entre o terceiro corretor e apenas um dos corretores, a nota final do participante será a média aritmética entre as duas notas atribuídas pelos corretores que não apresentaram discrepância, sendo descartada a outra nota
  • Caso o terceiro corretor apresente discrepância com os outros dois corretores, haverá novo recurso de ofício e a redação será corrigida por uma banca composta por três corretores, que atribuirá a nota final ao participante, sendo descartadas as notas anteriores

Casos em que a redação poderá ter nota zero

A banca avaliadora poderá atribuir nota zero à redação que:

  • Não atender à proposta solicitada ou possuir outra estrutura textual que não seja a estrutura dissertativo-argumentativa, o que configurará “Fuga ao tema/Não atendimento à estrutura dissertativo-argumentativa”
  • Não apresentar texto escrito na Folha de Redação, que será considerada “Em branco”
  • Apresentar até sete linhas manuscritas ou apresentar até dez linhas escritas no Sistema Braile, qualquer que seja o conteúdo, o que configurará “Texto insuficiente”
  • Apresentar impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação, o que configurará “Anulada”
  • Apresentar parte do texto deliberadamente desconectada com o tema proposto, o que configurará “Anulada”
  • Apresentar nome, assinatura, rubrica ou qualquer outra forma de identificação no espaço destinado exclusivamente ao texto da redação, o que configurará “Anulada”
  • Estiver escrita predominante ou integralmente em língua estrangeira, o que configurará “Anulada”
  • Apresentar letra ilegível, que impossibilite sua leitura por dois avaliadores independentes, o que configurará “Anulada”

A redação que apresentar cópia dos textos da proposta de redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para a contagem do número mínimo de linhas.

Tags

Autor