COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

ENEM 2022: Questão aborda Manguebeat, movimento de Pernambuco que completa 30 anos em 2022

Pergunta apareceu na prova de linguagens. Enunciado do quesito pede para identificar o papel de Chico Science para a renovação da música pernambucana

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 13/11/2022 às 18:55 | Atualizado em 15/11/2022 às 21:04
Notícia
X

O músico Chico Science e o movimento manguebeat, que ele foi um dos principais fundadores, foram abordados em uma das questões da prova de linguagens do Enem, aplicada neste domingo, primeiro dia da avaliação. O movimento, neste ano de 2022, completa três décadas. 

Na prova branca, foi o quesito 31. A prova tem ao todo 45 questões. Além dela, os candidatos fizeram testes de redação e ciências humanas.

A questão usa trecho de um texto publicado na Revista Esquinas, publicação digital da Faculdade Cásper Líbero. A reportagem é de setembro de 2019.

O texto fala que o Recife fervilhava no começo da década de 90 e diz que artistas trabalhavam para resgatar o prestígio da cultura pernambucana". Cita a publicação do manifesto escrito por Fred Zero Quatro, da banca Mundo Livre.

Também destaca que o maracatu, com suas alfaias, começa a se misturar com batidas de hip hop, guitarras de rock e elementos eletrônicos.

Diz que isso promoveu novos olhares para Recife, "que deixou de ser o lugar apenas do frevo e do carnaval, transformando-se na ebulição musical que continua a acontecer mesmo após os 25 anos de lançamento do primeiro disco da Nação Zumbi, da Lama ao Caos".

AVALIAÇÃO

"Uma questão belíssima, que reforça as tradições pernambucanas e amplia nosso conhecimento sobre as técnicas utilizadas por Chico Science para renovar o cenário musical do Estado", elogia a professora Fernanda Nascimento, que vai lecionar linguagens, a partir de 2023, no Colégio Saber Viver. A questão tem como resposta a alternativa E.

"O trecho "Era a hora e a vez de os caranguejos - aos quais os músicos recifenses gostavam de se comparar- mostrarem as caras, o maracatu e suas alfaias se misturaram com as batidas do hip-hop, as guitarras do rock, elementos eletrônicos e o sotaque de Chico Science" revela que houve uma combinação de elementos culturais de diferentes origens, criando uma nova combinação estética", comenta Fernanda.

"A letra A não pode ser considerada correta, visto que não houve substituição de instrumentos tradicionais, mas integração de elementos novos aos elementos tradicionais. A alternativa B não pode ser certa pois o texto não aborda a questão de localização onde ocorriam os eventos musicais", explica a professora.

"Na letra C, assim como na A, temos uma consideração a respeito da substituição de elementos, agora de práticas musicais. Entretanto, o texto deixa claro que o movimento é de integração de elementos, não o oposto", destaca Fernanda.

A alternativa D, explica a professora, "fala sobre a recuperação de composições tradicionais, porém não considera a chamada "ebulição musical" impulsionada pelo movimento, o que deixa a alternativa incompleta quando observamos que o enunciado pede para identificar o papel de Chico Science para a "renovação da música pernambucana".

Tags

Autor