COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

SSA 3 DA UPE: Saiu a concorrência do vestibular seriado. Confira

Os 13.159 candidatos do SSA 3, todos concluintes do ensino médio, farão provas nos dias 4 e 5 de dezembro

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 14/11/2022 às 12:59 | Atualizado em 30/11/2022 às 11:05
Notícia
X

A concorrência do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) 3, da Universidade de Pernambuco (UPE), foi divulgada nesta segunda-feira (14), faltando 20 dias para as provas.

Pelo sistema universal, o curso mais concorrido é direito, no Recife, com 38,53 estudantes por vaga. Esses candidatos são os de escolas privadas. Em 2021, o primeiro lugar tinha sido medicina de Serra Talhada.

É justamente medicina do câmpus de Serra Talhada o mais disputado entre os cotistas com renda per capita de até um salário mínimo. A concorrência é de 39 feras por vaga. Ano passado também foi o mais concorrido.

Para os cotistas de qualquer renda per capita, cada vaga da graduação será disputada por 29 vestibulandos em medicina de Serra Talhada, também alcançando o primeiro lugar nesse perfil de estudantes. Igualmente foi a graduação preferida por esse grupo de cotistas em 2021.

PROVAS

As provas serão aplicadas nos dias 4 e 5 de dezembro. Estão inscritos 13.159 estudantes no SSA 3. Participam dessa terceira etapa alunos que estão concluindo o ensino médio, ou seja, cursam atualmente o 3º ano. Eles concorrem a 1.800 vagas em 54 cursos de graduação.

Veja abaixo a concorrência completa:

A UPE tem câmpus em 10 cidades pernambucanas. E para 2023 prevê inaugurar mais duas unidades (Surubim, no Agreste, e Ouricuri, no Sertão).

Das 1.800 vagas do SSA 3, 30% das vagas são para candidatos que estudaram do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio em escola pública. Isso representa 540 vagas.

CARTÕES DE INSCRIÇÃO

Estudantes já devem acessar o endereço do processo seletivo (clique aqui) para imprimir o cartão de inscrição. Diferentemente do Enem, que não considera obrigatória a apresentação do cartão, no SSA o vestibulando tem que mostrar o documento.

É preciso colocar login e senha para acessar o cartão de inscrição. Caso haja divergência de dados pessoais, o candidato deverá entrar em contato com a comissão para solicitar as correções.

Haverá aplicação de provas do SSA 3 nos municípios de Recife, Nazaré da Mata, Palmares, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Petrolina, Serra Talhada, Salgueiro, Ouricuri e Surubim.

SSA 1 e SSA 2

Para os candidatos do SSA 1 e SSA 2 - alunos dos 1º e 2º anos do ensino médio, respectivamente - as provas serão nos dias 11 e 12 de dezembro. Os cartões de inscrição serão disponibilizados, conforme o manual do concurso, no dia 23 deste mês.

VANTAGENS DO SSA

Entre as vantagens do SSA, estão a de que só caem assuntos que o estudante viu naquela série. E a cada ano é divulgada a nota separada do candidato por disciplina. Dá para o aluno investir na matéria que não se saiu bem no ano anterior e assim melhorar o desempenho.

Outro aspecto positivo é que o vestibulando concorre apenas com estudantes que estão concluindo o ensino médio, como ele, já que a disputa por vagas só acontece no 3º ano. No Sisu a concorrência acaba sendo maior porque participam estudantes que já acabaram o ensino médio.

Embora possa ser feito por qualquer pessoa, o SSA exige a presença do candidato em Pernambuco, para realizar as provas, três vezes, o que acaba limitando a participação de concorrentes de fora. No Sisu, como basta ter feito o Enem, a concorrência é nacional, o que aumenta a procura pelas vagas.

CALENDÁRIO DE PROVAS

SSA 3: 04 e 05 de dezembro de 2022 (manhã)

SSA 1: 11 e 12 de dezembro de 2022 (manhã)

SSA 2: 11 e 12 de dezembro de 2022 (tarde)

Tags

Autor