COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

CONCURSO DA EDUCAÇÃO EM PERNAMBUCO: resultado do concurso não é publicado na data prevista e causa indignação entre professores

Estava prevista para a última sexta-feira (18) a publicação da lista final da avaliação de títulos e da avaliação biopsicossocial dos candidatos que se declararam pessoas com deficiência

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 21/11/2022 às 18:01 | Atualizado em 27/02/2023 às 9:33
Notícia
X

Professores que participam do concurso público para preencher 2.907 vagas de docentes na rede estadual de ensino de Pernambuco foram surpreendidos, na última sexta-feira (18), com um comunicado do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), empresa contratada pelo governo estadual para realizar o certame.

Estava previsto justamente para 18 de novembro o resultado final do concurso, com a publicação da lista final da avaliação de títulos e da avaliação biopsicossocial dos candidatos que se declararam pessoas com deficiência.

Também nessa data haveria a convocação para o envio da documentação para o desempate de notas, caso haja candidatos empatados. Essas listagens devem sair no Diário Oficial de Pernambuco e no site do Cebraspe.

Às 17h14 da sexta-feira, a empresa publicou um comunicado em que diz apenas que esses resultados serão divulgados "em data oportuna", sem dar mais detalhes. No cabeçalho do comunicado há os nomes das Secretarias de Administração de Pernambuco e de Educação.

As provas objetivas e discursivas ocorreram em agosto. A seleção teve 45.390 inscritos. As 2.907 vagas são distribuídas em 13 disciplinas da educação básica.

COBRANÇA

"Fomos tomados de surpresa pela absurda portaria do Cebraspe, onde a banca diz que o resultado vai ser publicado em data oportuna. Oportuna para quem, se está todo mundo esperando por esse esse resultado?", questionou a deputada estadual e senadora eleita Teresa Leitão, num vídeo publicado em sua rede social no último sábado.

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), Ivete Caetano, também postou um vídeo em que informa que entrou em contato com o secretário estadual de Educação, Marcelo Barros. "Ele confirmou que a listagem será publicada nos próximos dias", disse Ivete. O sindicato pediu que o governo homologue o resultado do concurso ainda este ano, portanto nesta gestão.

Procurada, a Secretaria de Educação de Pernambuco, responsável no âmbito estadual pelo concurso, não se posicionou até a publicação dessa matéria.

Tags

Autor