ENEM 2022: prazo para pedir reaplicação das provas acaba nesta sexta-feira (25)
Candidatos afetados por problemas de logística ou que estavam com doenças infectocontagiosas podem pedir para fazer o Enem nos dias 10 e 11 de janeiro
Acaba às 23h59 desta sexta-feira (25) o prazo para pedir a reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. Que não fez a avaliação nos dias 13 e 20 de novembro por problemas de logística ou porque estava com doença infectocontagiosa, como a covid-19, tem direito a fazer as provas nos dias 10 e 11 de janeiro.
O candidato que se enquadrar nos critérios previstos no edital para requerer a reaplicação deve acessar a página do participante. Vale para o estudante que foi afetado por desastres naturais, por comprometimento da infraestrutura do local ou falta de energia elétrica. Também para casos em que ocorreram erros de execução em procedimento de aplicação.
- ENEM 2022: gabaritos e cadernos de provas já podem ser conferidos no site do Inep
- Candidatos do SSA 1 do SSA 2, da UPE, podem imprimir cartão de inscrição a partir desta quarta-feira (23)
- Há mais de 20 mil vagas para alunos novatos em escolas estaduais integrais de Pernambuco. Matrícula já pode ser feita
Para aqueles que estavam doentes, a reaplicação é autorizada nos casos das seguintes doenças: covid-19, tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola e varicela.
O participante deve solicitar a reaplicação somente do dia em que não compareceu. No primeiro dia do Enem, 13 de novembro, houve provas de redação, ciências humanas e linguagens. No segundo dia, 20 de novembro, os testes foram de matemática e ciências da natureza.
LAUDOS
O Inep informa que no casos de doenças infectocontagiosas, os pedidos devem ser acompanhados por documentos comprobatórios, que serão analisados individualmente. Ainda conforme o órgão, em relação a problemas logísticos, o instituto avaliará as solicitações, "de acordo com as possíveis intercorrências registradas".
Vale ressaltar que a solicitação não é garantia de participação. Somente se o pedido foi aprovado pelo Inep é que o candidato fará as provas em 10 e 11 de janeiro.
Nessas mesmas datas haverá o Enem para pessoas privadas de liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL) 2022.