MINISTROS DE LULA: veja quem pode assumir o Ministério da Educação em 2023
Conheça possíveis nomes para assumir Ministério da Educação no governo Lula
Com Estadão Conteúdo
Ontem (09), foram anunciados os cinco primeiros ministros do futuro governo. Segundo o presidente eleito Lula, alguns nomes foram antecipados para que possam montar as equipes. “Preciso que algumas pessoas comecem a trabalhar para montar a estrutura do governo e para que o governo comece a funcionar”, disse.
A equipe ministerial de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vem sendo um dos assuntos mais comentados nas redes sociais, desde sua vitória no segundo turno.
QUEM É O MINISTRO DA EDUCAÇÃO DE LULA?
Durante a campanha e eleição de Lula, especulou-se a volta do ex-ministro da Educação e ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) à pasta.
Contudo, foi confirmado, ontem (09), que Haddad assumirá, na realidade, o Ministério da Fazenda.
No Ministério da Educação, as bancadas de deputados e senadores do PT tentam emplacar o líder do partido na Câmara, Reginaldo Lopes (MG). O núcleo de Educação e Cultura aprovou a indicação de Reginaldo por unanimidade.
O petista disputa a cadeira com a governadora do Ceará, Izolda Cela (sem partido). Neste ano, ele tentou concorrer ao Senado, mas abriu mão da candidatura em prol de uma aliança do PT com o PSD em Minas. Foi escalado pela campanha de Lula para falar sobre educação em entrevistas e sabatinas durante o período eleitoral.
Mesmo assim, Izolda Cela desponta como uma das favoritas para o MEC. A atual governadora do Ceará foi secretária de Educação de Sobral e também do Estado.
O Ceará é considerado exemplo nos índices de avaliação de educação básica. Izolda conta com o apoio público de organizações como o Todos Pela Educação e a Fundação Lemann. Ela foi filiada ao PDT do ex-ministro Ciro Gomes, que disputou sem sucesso o Palácio do Planalto, mas hoje está sem partido.
MINISTROS DE LULA
Além de Fernando Haddad no Ministério da Fazenda, foram anunciados, nesta sexta-feira (09), os seguintes ministros:
- Casa Civil: Rui Costa, governador da Bahia até dezembro
- Defesa: José Múcio Monteiro, ex-ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) e ex-ministro de Relações Institucionais
- Justiça e Segurança Pública: Flávio Dino, senador eleito pelo Maranhão e ex-governador do estado
- Relações Exteriores: Mauro Vieira, ex-chanceler e embaixador do Brasil na Croácia
Após anunciar os nomes, Lula disse que todos os ministros, até agora, são homens e prometeu mais diversidade na apresentação dos próximos cargos, a partir da semana que vem. “Vai chegar uma hora em que vocês vão ver mais mulheres do que homens e muitos afrodescendentes”, declarou.
FAKE NEWS DE QUE JEAN WYLLYS VAI SER MINISTRO DA EDUCAÇÃO
Circulou nas redes, durante a campanha para as eleições presidenciais deste ano, a informação falsa de que o ex-deputado federal Jean Wyllys seria ministro da Educação no governo de Lula.
O boato foi desmentido tanto pela campanha petista quanto pelo ex-parlamentar, que declarou em sua conta do Twitter que não foi convidado e nem pretende assumir a pasta.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
O atual ministro da Educação, no governo Bolsonaro, é Victor Godoy Veiga (em exercício desde março/22). Antes, a pasta foi ocupada por Ricardo Vélez (Jan-Abr/19), Abraham Weintraub (abr/19-jun/20) e Milton Ribeiro (jul/20-mar/22).
Até então, Lula não confirmou nomes de futuros ministros para quaisquer ministérios.