IZOLDA CELA: cotada para ser ministra da Educação, governadora do Ceará acompanha diplomação de Lula
Saiba quem é Izolda Cela, que deve assumir o Ministério da Educação no governo Lula
Com informações da Estadão Conteúdo
A atual governadora do Ceará Izolda Cela (Sem partido) compareceu à cerimônia de diplomação do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do seu vice Geraldo Alckmin (PSB). Izolda é um dos nomes cotados para assumir o Ministério da Educação.
QUEM É IZOLDA CELA?
Nascida em maio de 1960, Izolda Cela tentou concorrer ao Senado neste ano. No entanto, a política abriu mão da candidatura em prol de uma aliança do PT com o PSD em Minas.
Mesmo assim, Izolda Cela desponta como uma das favoritas para o MEC. A atual governadora do Ceará foi secretária de Educação de Sobral e também do Estado.
O Ceará é considerado exemplo nos índices de avaliação de educação básica. Izolda conta com o apoio público de organizações como o Todos Pela Educação e a Fundação Lemann. Izolda Cela foi filiada ao PDT do ex-ministro Ciro Gomes.
DIPLOMAÇÃO LULA
Lula e Geraldo Alckmin (PSB) foram diplomados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no início da tarde desta segunda-feira (12).
No evento, Lula e Alckmin recebem os documentos assinados pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que atesta a habilitação da posse no dia 1º de janeiro.
Assim, a dupla pode exercer os mandatos conferidos pelo voto popular no segundo turno das Eleições Gerais de 2022. Segundo o TSE, o diploma tem como fundo o brasão da República do Brasil e traz os seguintes dizeres:
“Pela vontade do povo brasileiro expressa nas urnas em 30 de outubro de 2022, o candidato Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito presidente da República Federativa do Brasil. Em testemunho desse fato, a Justiça Eleitoral expediu o presente diploma, que o habilita à investidura no cargo perante o Congresso Nacional em 1º de janeiro de 2023, nos termos da Constituição”.
MINISTROS DE LULA
Até o momento, cinco pastas já têm nomes definidos para assumi-las. São elas:
- Casa Civil: Rui Costa, governador da Bahia até dezembro
- Fazenda: Fernando Haddad, ex-prefeito de São Paulo
- Defesa: José Múcio Monteiro, ex-ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) e ex-ministro de Relações Institucionais
- Justiça e Segurança Pública: Flávio Dino, senador eleito pelo Maranhão e ex-governador do estado
- Relações Exteriores: Mauro Vieira, ex-chanceler e embaixador do Brasil na Croácia