MINISTRA DA EDUCAÇÃO DE LULA: saiba quem deve assumir o Ministério da Educação em 2023
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prepara a divulgação de novos nomes para sua equipe de ministros
Com Estadão Conteúdo
Após um primeiro anúncio na sexta-feira (9), o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prepara a divulgação de novos nomes para sua equipe de ministros.
Há a expectativa de que o segundo anúncio ocorra nos próximos dias, tendo em vista que houve, nesta segunda-feira (12), a diplomação de Lula e do vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Lula anuncia primeiros ministros
MINISTROS DE LULA JÁ ANUNCIADOS
- Casa Civil: Rui Costa, governador da Bahia até dezembro
- Fazenda: Fernando Haddad, ex-prefeito de São Paulo
- Defesa: José Múcio Monteiro, ex-ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) e ex-ministro de Relações Institucionais
- Justiça e Segurança Pública: Flávio Dino, senador eleito pelo Maranhão e ex-governador do estado
- Relações Exteriores: Mauro Vieira, ex-chanceler e embaixador do Brasil na Croácia
QUEM VAI SER O MINISTRO DA EDUCAÇÃO DE LULA?
No Ministério da Educação, as bancadas de deputados e senadores do PT tentaram emplacar o líder do partido na Câmara, Reginaldo Lopes (MG).
Contudo, a disputa deve ser vencida pela governadora do Ceará, Izolda Cela (sem partido), apesar da pressão contrária do PT. A professora que deixou o PDT neste ano para apoiar Lula é considerada uma das responsáveis pela evolução da educação pública em seu Estado.
Aliados de Lula no Ceará cobram sua nomeação, pois argumentam que Izolda "perdeu muito" ao apoiar o petista, como uma amizade de anos com Ciro Gomes, presidenciável derrotado do PDT.
Em 2022, Izolda Cela tentou concorrer ao Senado, mas abriu mão da candidatura em prol de uma aliança do PT com o PSD em Minas.
O Ceará é considerado exemplo nos índices de avaliação de educação básica. Izolda conta com o apoio público de organizações como o Todos Pela Educação e a Fundação Lemann.
A atual governadora é responsável pela criação e consolidação do Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic), que deu origem ao Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). Foi em suas gestões que o Ceará cresceu no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO NO GOVERNO BOLSONARO
O atual ministro da Educação, no governo Bolsonaro, é Victor Godoy Veiga (em exercício desde março/22). Antes, a pasta foi ocupada por Ricardo Vélez (Jan-Abr/19), Abraham Weintraub (abr/19-jun/20) e Milton Ribeiro (jul/20-mar/22).