SSA 1 e SSA 2 da UPE: comissão prorroga prazo para contestar gabarito das provas
Candidatos do SSA 1 e do SSA 2 realizaram as provas no último domingo (11) e na segunda-feira (12)
Candidatos que participaram da primeira ou da segunda etapa do Sistema Seriado de Avaliação (SSA), o SSA 1 e SSA 2, da Universidade de Pernambuco (UPE), ganharam mais tempo para contestar os gabaritos, caso discordem de alguma resposta.
O prazo expirava às 23h59 desta quarta-feira (dia 14). Mas devido a um equívoco na estruturação do formulário para preencher a contestação, a comissão do vestibular ampliou o prazo para 23h59 da quinta-feira (15).
Ao acessar o site para contestar, os candidatos do SSA 2 se depararam com as provas do SSA 1. Os testes foram diferentes, esse ano, porque os alunos do 1º ano do ensino médio, portanto do SSA 1, tiveram provas agrupadas atendendo ao novo formato do ensino médio.
"A Comissão Permanente de Concursos Acadêmicos informa que, por motivos técnicos, o formulário para inserção dos recursos para as provas do SSA 2 foi estruturado de forma equivocada no sistema", explicou a comissão, num comunicado colocado na página do processo seletivo.
"Considerando que o problema foi resolvido no final desta manhã, comunicamos que o prazo para envio dos recursos para o SSA 2 e também para o SSA 1 fica estendido até às 23h 59 do dia 15/12/2022", complementou a comissão da UPE.
PROVAS
O SSA 1 e o SSA 2 ocorreram domingo (11) e segunda-feira (12).
No SSA 1, as provas não foram divididos por disciplinas e sim por um conjunto de matérias agrupadas em quatro áreas do conhecimento, semelhante ao que acontece no Enem e como é hoje nas escolas de ensino médio.
Os testes foram de linguagem, ciências humanas, matemática e ciências da natureza.
Já o SSA 2 manteve o modelo tradicional, com provas de português, matemática, física, língua estrangeira (inglês ou espanhol), filosofia, biologia, química, história, geografia e sociologia.
COMO CONTESTAR
O candidato que quiser contestar algum gabarito deve fazê-lo na página do processo seletivo. Conforme o manual do vestibular seriado, "o recurso interposto será analisado e respondido exclusivamente pela Comissão Permanente de Concursos Acadêmicos, sendo a resposta disponibilizada ao candidato após
dez dias úteis, contados a partir da data estabelecida como limite para a entrada de recursos"
Ainda de acordo com a UPE, se a banca decidir pela anulação da questão contestada, a pontuação correspondente ao quesito será atribuída a todos os candidatos. Se houver alteração do gabarito, somente vai pontuar o estudante que acertar a questão.