CAMILO SANTANA MINISTRO DA EDUCAÇÃO: conheça o ex-governador que deve assumir Ministério da Educação no governo Lula
Durante reunião em Brasília, foi decidido que o Ministério da Educação do terceiro governo Lula ficará a cargo do ex-governador do Ceará e senador eleito Camilo Santana (PT).
Na noite desta segunda-feira (19), foi decidido, durante reunião em Brasília, que o Ministério da Educação do terceiro governo Lula ficará sob a responsabilidade do ex-governador do Ceará e senador eleito Camilo Santana (PT).
Segundo Gerson Camarotti, colunista do G1, estavam presentes na reunião a atual governadora do estado, Izolda Cela, que será a secretária nacional de Educação Básica, e o futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad, além do governador eleito do Ceará, Eumano de Freitas.
Izolda Cela
Inicialmente, especulava-se que a pasta da Educação ficaria, na verdade, a cargo da atual governadora do Ceará, Izolda Cela (sem partido).
A professora que deixou o PDT neste ano para apoiar Lula é considerada uma das responsáveis pela evolução da educação pública em seu Estado.
Aliados de Lula no Ceará cobravam sua nomeação, pois argumentam que Izolda "perdeu muito" ao apoiar o petista, como uma amizade de anos com Ciro Gomes, presidenciável derrotado do PDT.
Quem é Camilo Santana?
Camilo Santana é natural da cidade do Crato, no Cariri, e tem 54 anos de idade. O petista, que é professor e engenheiro agrônomo, governou o Ceará de 2015 a abril de 2022.
Antes de governar o Ceará, Camilo Santana foi deputado estadual (2007-2011) e secretário estadual de Desenvolvimento Agrário (2007-2011) e de Cidades (em 2011) durante os governos de Cid Gomes (PDT), hoje senador.
O petista já foi próximo do ex-presidenciável Ciro Gomes (PDT), mas ficou ao lado de Lula após uma briga interna entre PT e PDT no Ceará nas eleições 2022.
Camilo Santana também fez parte da equipe de transição de Lula, mas na área de Desenvolvimento Regional.
Camilo Santana foi eleito senador pelo Ceará nas eleições 2022.
MINISTROS DO GOVERNO LULA JÁ ANUNCIADOS
- Ministro da Fazenda: Fernando Haddad
- Ministro da Casa Civil: Rui Costa
- Ministro da Defesa: José Múcio
- Ministro da Justiça: Flávio Dino
- Ministra da Cultura: Margareth Menezes
- Ministro das Relações Exteriores: Mauro Vieira