SISU

SISU 2023: Como funciona o Sisu? Quando abre o Sisu 2023?

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é coordenado pelo Ministério da Educação (MEC) e conta com vagas de graduação em mais de 120 universidades e institutos públicos

Imagem do autor
Cadastrado por

Milena Galvão

Publicado em 21/12/2022 às 11:51
X

Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é coordenado pelo Ministério da Educação (MEC) e conta com vagas de graduação em mais de 120 universidades e institutos públicos. Por isso, os estudantes devem ficar atentos ao prazo de inscrição. 

Depois da  realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os estudantes que objetivam entrar em instituições de ensino públicas, através da nota da prova, buscam saber quando abre o Sisu 2023, sistema que seleciona estudantes para instituições federais e estaduais de Ensino Superior. 

Quando sai o resultado do Enem 2022?

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os resultados do Enem 2022 serão divulgados no dia 13 de fevereiro de 2023.

Desde o dia 23 de novembro, estão disponíveis os gabaritos das provas objetivas foram disponibilizados no dia 23 de novembro e podem ser acessados no portal do Inep.

Os resultados finais, por sua vez, deverão ser acessados, quando saírem, na Página do Participante.

Cálculo da nota do Enem

Quando abre o Sisu 2023?

Para concorrer às vagas do Sisu, é imprescindível ter realizado o Enem do ano anterior e não ter zerado a prova de redação. As notas individuais do Enem 2022 serão liberadas pelo MEC em 13 de fevereiro. Já as inscrições do Sisu, começam dia 28 do mesmo mês. 

Até o dia 3 de março, os participantes podem escolher até duas opções de cursos em que desejam ingressar, os quais podem ser na mesma universidade ou em instituições diferentes.

Resultado do Sisu 2023

O resultado será liberado, no dia 7 de março, na página do Sisu, quando os vestibulandos poderão, portanto, conferir a tão esperada lista de aprovados.

As inscrições no Sisu são gratuitas e os candidatos que forem selecionados pelo programa também vão cursar o Ensino Superior sem nenhum custo, uma vez que as universidades são públicas e gratuitas.

 

Tags

Autor