COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Estudante pernambucana vence prêmio internacional com releitura do quadro Moça com brinco de pérolas

Na versão inspirada na obra do holandês Johannes Vermeer, a jovem Whittney de Araújo retrata oito mulheres de raças e tipos diferentes

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 22/12/2022 às 18:35 | Atualizado em 22/12/2022 às 18:45
Notícia
X

A obra Moça com brinco de pérolas, do pintor holandês Johannes Vermeer, feita em 1665, ganhou uma nova versão assinada por uma estudante pernambucana.

Em vez de somente uma moça, o desenho feito por Whittney de Araújo, 20 anos, aluna do 4º período do curso de artes visuais do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), retrata oito versões dela.

Há uma mulher negra, uma branca, uma indígena, uma gorda, outra magra, outra cadeirante, uma com vitiligo e outra religiosa.

Essas moças são observadas por oito mulheres que estão sentadas em frente a cada quadro e que retratam exatamente a versão delas. O trabalho de Whittney, que estuda no câmpus do IFPE de Olinda, no Grande Recife, venceu um concurso internacional de arte.

Sua obra “Somos todos pérolas” foi escolhida como a melhor, na categoria adulto, para a 20ª exposição anual da organização americana Embracing our Differences.

O concurso recebeu 13.733 obras de arte de 119 países para as categorias adulto e estudante. Os vencedores ganham prêmio de US$ 2 mil.

"Mostramos que a representatividade importa, seja qual for a aparência, raça, sexualidade ou religião. Merecemos ser respeitados e representados. Abraçar nossas diferenças é um passo muito importância para a mudança. Nossas diferenças nos tornam quem somos", explica Whittney de Araújo.

Entre o esboço do desenho e o resultado final, a jovem conta que gastou somente uma semana para executar. "Estou muito feliz em ter meu desenho escolhido. Cada pessoa é importante como ela é", diz a aluna do IFPE de Olinda.

Acervo pessoal
Whittney de Araújo, 20 anos, estuda artes visuais no IFPE de Olinda - Acervo pessoal

A obra de Whittney será exibida em três diferentes espaços na Flórida, nos Estados Unidos. A primeira exposição começa no dia 18 de janeiro no parque Bayfront, onde permanece até 12 de março.

De 22 de março a 19 de abril, a exibição ocorre no parque Butler e de 26 abril a 29 de maio, no State College of Florida. A obra também pode ser conferida na galeria virtual hospedada no site da organização.

A Embracing our Differences ( Abraçando nossas Diferenças) usa o poder da arte e da educação para expandir a consciência com objetivo de celebrar a diversidade da família humana. Sua exposição de arte anual é realizada por meio de um júri. A edição de 2023 tem como tema "Abraçar a Bondade". (Com informações da Ascom do IFPE Olinda)

Tags

Autor