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Projeto de Vida prepara estudantes para a vida em sociedade

No Colégio Saber Viver, os professores trabalham para que os estudantes abracem a sociedade complexa de uma forma mais leve. O método faz parte da cultura da instituição.

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JC360

Publicado em 28/12/2022 às 6:00 | Atualizado em 03/01/2023 às 11:35
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A capacidade de fazer escolhas conscientes, com compromisso com os próprios valores e de acordo com as mudanças sociais da atualidade, respeitando as diferenças e atuando na comunidade de forma efetiva.

É o que pretende o Projeto de Vida – implementado no currículo escolar pelo Ministério da Educação (MEC), através da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no Plano Nacional de Educação do “Novo Ensino Médio”, e que no Colégio Saber Viver é tratado como prioridade.

“O Ensino Médio é a última etapa da Educação Básica e aproxima os estudantes do ingresso na universidade e do início da vida profissional. Um dos principais objetivos do Novo Ensino Médio é permitir que eles desenvolvam condições para decidir o futuro profissional e pessoal, proporcionando o contato com os mais diversos saberes para tomar decisões”, explica o professor de Biologia do Saber Viver, Alan Barros.

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A proposta é desenvolver não apenas os conhecimentos técnicos e o aprendizado do conteúdo, mas também habilidades como cooperação, compreensão, capacidade de argumentação, domínio das tecnologias, além de respeitar e analisar o mundo e suas múltiplas vivências.

Os alunos são estimulados a tomar decisões com autonomia, responsabilidade pessoal e social. “É fundamental que antes da escolha da profissão o aluno passe por um processo de autodescoberta para que possa escolher o itinerário [profissional] que faça sentido para ele”, explica Barros.

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A realização das atividades relacionadas ao Projeto de Vida na escola tem influência no amadurecimento emocional dos jovens e na sensação de felicidade. - Reprodução/Pexels

Questões como autoconhecimento, identidade e autoestima fazem parte da dimensão pessoal do Projeto de Vida, que complementa a dimensão profissional e a dimensão social.

“O universo profissional é o mercado de trabalho, as habilidades do estudante e as competências [exigidas] no século 21 para que ele se desenvolva profissionalmente. Já a dimensão social diz respeito à vida em sociedade, aos direitos e deveres. Esses são os pontos primordiais do Projeto de Vida”, destaca o educador.

Divulgação/Alan Barros
Alan Barros, professor de Biologia e do Projeto Vida no Colégio Saber Viver ao lado de Karla Bárbara, coordenadora pedagógica na instituição de ensino. - Divulgação/Alan Barros

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Entre os temas atuais que são trabalhados no Saber Viver, estão os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) – 17 metas globais acordadas entre os países-membros da entidade para a promoção de um mundo melhor, com redução das desigualdades, fim pobreza e da fome no mundo e compromissos ambientais, climáticos, econômicos e sociais.

“Aqui no Colégio Saber Viver a gente costuma trabalhar a formação integral do estudante, ajudando a realizar escolhas éticas e sustentáveis em diversos campos. Valorizamos os papéis sociais desempenhados pelos jovens para além da condição deles de estudantes. Assim, a gente qualifica o processo de construção dessas identidades. O colégio estimula o pensamento crítico e a criatividade, possibilitando que se tornem pessoas mais capacitadas e cidadãos mais conscientes daquilo que desejam e querem abraçar”, explica o professor Alan Barros.

Divulgação/ Alan Barros
O professor de biologia e do projeto de vida , Alan Barros, ao lado de vários professores do Colégio Saber Viver. - Divulgação/ Alan Barros

Ele ressalta que a realização das atividades relacionadas ao Projeto de Vida na escola tem influência no amadurecimento emocional dos jovens e na sensação de felicidade, motivando a autogestão, o engajamento com outras pessoas, a abertura para o novo, entre outras situações e habilidades exigidas durante a vida.

“São muitas as habilidades exigidas num projeto de vida consciente. Em primeiro lugar, o entendimento de felicidade; depois, pensar sobre as diversas facetas da existência. Por exemplo: a questão do uso de bens e serviços públicos de forma responsável, a educação financeira, a alimentação saudável, a busca da saúde e a qualidade de vida", pontua.

"E também pensar em habilidades que podem ser desenvolvidas para a construção de um mundo melhor. Aqui no Saber Viver nós trabalhamos para que os nossos jovens abracem essa sociedade complexa de uma forma mais leve. Isso faz parte da cultura da nossa escola”, complementa Alan Barros.

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O Saber Viver busca integrar os alunos de forma que eles aproveitem os conhecimentos trabalhados no colégio e também oferecer um ambiente escolar seja agradável para o aprendizado.

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