COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

NOVO CALENDÁRIO PROUNI 2023: veja novas datas, quem pode participar e como funciona

Programa Universidade para Todos (Prouni) oferece bolsas parciais e integrais em faculdades particulares. MEC não informou ainda quantas bolsas serão disponibilizadas para o primeiro semestre de 2023

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 25/12/2022 às 18:32 | Atualizado em 27/12/2022 às 15:13
Notícia
X

Vestibulandos que planejam fazer curso superior em 2023 podem se inscrever no Programa Universidade para Todos (Prouni), do governo federal. São oferecidas bolsas em faculdades privadas. Quem conquista uma vaga cursa a graduação sem pagar nada (bolsa de 100%) ou pagando metade do valor da mensalidade (bolsa de 50%).

Uma das novidades, adotada esse ano, é que candidatos que cursaram o ensino médio em escola particular também podem participar do Prouni. Antes o programa só era aberto a egressos de colégios da rede particular se tivessem estudado como bolsistas.

QUEM PODE SE INSCREVER NO PROUNI

Para se inscrever no Prouni é preciso ter feito uma das duas mais recentes edições do Enem. Portanto, vale a nota do Enem 2021 ou 2022 para concorrer às bolsas de 2023.

O vestibulando também não pode ter tirado zero na redação. E deve somar no mínimo 450 pontos na média final do Enem (quatro provas objetivas + a redação).

Treineiros (estudantes que não concluíram o ensino médio) não podem participar do Prouni.

NOVO CRONOGRAMA DO PROUNI

Na última sexta-feira (23), antevéspera do Natal, o Ministério da Educação (MEC) anunciou a antecipação da primeira edição do cronograma do Sisu 2023.

Os estudantes poderão se inscrever entre 28 de fevereiro e 3 de março. O primeiro listão de aprovados será divulgado em 7 de março e o segundo no dia 21 de março.

Ainda não saiu o edital, prometido pelo MEC para janeiro. Também não foi informado ainda pelo ministério o total de bolsas para o primeiro semestre letivo de 2023.

Vale lembrar que a maioria das faculdades privadas está com o calendário regularizado. Diferentemente de boa parte das universidades públicas que estão com os semestres letivos atrasados em relação ao ano civil.

Além do Prouni, o MEC também mexeu no cronograma do Sisu e do Fies. 

RENDA PARA PARTICIPAR DO PROUNI

Podem concorrer às bolsas integrais (100%) estudantes com renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa da família (R$ 1.818 por pessoa). Já os que pretendem pleitear bolsas parciais deven ter renda familiar de até três salários mínimos (R$ 3.636 por pessoa).

Para concorrer às bolsas integrais do Prouni, o estudante deve ainda ter renda familiar bruta mensal per capita de até um salário mínimo e meio . Para as bolsas parciais, o limite da renda familiar bruta mensal per capita é de três salários mínimos

PREENCHIMENTO DAS VAGAS NO PROUNI

Há uma ordem de preenchimento das vagas do Prouni. Em primeiro lugar estão estudantes com deficiência, depois professores de escolas públicas que vão cursar licenciatura ou pedagogia.

Depois vêm os estudantes em geral, na seguinte ordem:

* Alunos que fizeram todo o ensino médio na rede pública
* Alunos que cursaram o ensino médio parte na rede pública e parte na rede privada, com bolsa integral
* Alunos que cursaram o ensino médio em escola pública e privada, com bolsa parcial ou sem bolsa
* Alunos que estudaram todo o ensino médio na escola particular, mas com bolsa integral
* Alunos que fizeram todo o ensino médio na rede privada, com bolsa parcial ou sem bolsa

Tags

Autor