FUVEST 2023

SEGUNDA FASE FUVEST: Veja temas que podem cair na redação do vestibular da USP

A redação da Fuvest será feita em 08 de janeiro pelos vestibulandos

Imagem do autor
Cadastrado por

Bianca Dias

Publicado em 06/01/2023 às 17:28
Notícia
X

Com informações da Estadão Conteúdo

Inicia, neste domingo (08), a segunda fase do vestibular da Universidade de São Paulo (USP)

A abertura dos portões ocorrerá às 12h. O fechamento deles e o início da aplicação do exame serão às 13h.

A primeira etapa da Fuvest, realizada em 04 de dezembro, contou com 90 questões de múltipla escolha divididas entre as disciplinas básicas do ensino médio. 

Já a segunda fase inicia com 10 questões de português (interpretação de texto, gramática e literatura) e uma redação.

Como funciona a segunda fase?

Enquanto que o primeiro dia segue um padrão das mesmas questões de português o mesmo tema da redação, no dia 09 de janeiro os estudantes precisarão encarar questões específicas.

Serão 12 perguntas, ao todo, relacionadas à carreira escolhida pelo candidato.

A depender do curso escolhido, podem ser selecionadas duas a quatro disciplinas para as questões específicas do segundo dia de prova Se forem duas matérias, serão seis questões sobre cada. Se forem três, quatro questões sobre cada. E se forem quatro, três questões sobre cada.

 

Foto: Marcos Santos / USP Imagens
Estudantes do vestibular da Fuvest serão avaliados com questões específicas. - Foto: Marcos Santos / USP Imagens

Ao contrário da primeira fase, as questões agora são dissertativas. Todas elas contam com mais de uma pergunta que deve ser respondida em espaço delimitado. 

As exceções são para os estudantes que escolheram artes visuais, artes cênicas e música. Eles terão uma terceira prova, de habilidades específicas, entre os dias 11 e 14 de janeiro.

O que pode levar para a prova da Fuvest?

É permitido levar alimentos leves, água, caneta azul de tubo transparente, lápis, borracha, apontador e régua transparente. 

Possíveis temas da redação

Para Wellington Borges Costa, coordenador de Redação do cursinho Etapa. em São Paulo, os temas da redação da Fuvest são mais universais, atemporais e filosóficos.

Seguindo essa lógica, segundo ele, pode haver questões sobre a verdade no mundo contemporâneo, ou mesmo a relação entre política e religião.

"A primeira fase deste ano foi um pouco surpreendente, com mais questões politizadas do que antes, se aproximando muito do vestibular da Unicamp", conta Felipe Leal, professor de redação do cursinho Anglo, também na capital paulista.

Para Leal, alguns dos possíveis temas são 'O papel da mulher negra na sociedade', que já caiu na primeira fase, e 'O futuro do trabalho', tendo em vista o aumento da informalidade e dos modelos de trabalho home office.

O professor também citou outros temas possíveis. São eles:

- 'Crise da democracia representativa' 

- 'Crescimento do neonazismo'

- 'Pensamento positivo e positividade tóxica'

Tags

Autor