Protagonismo e autonomia como marcas do ensino médio no Saber Viver
A entrada da instituição no universo do Ensino Médio é mais um passo dado no processo de formar alunos que possam fazer a diferença no mundo
Desenvolver a autonomia dos alunos é essencial para que eles possam interagir com o mundo e possam encontrar soluções nas situações que se apresentem em suas vidas, seja no âmbito pessoal ou profissional. Por isso, o Colégio Saber Viver investe em uma proposta pedagógica integral, que une o aprendizado cognitivo e o socioemocional para formar pessoas em sua totalidade.
A entrada da instituição no universo do Ensino Médio é mais um passo dado no processo de formar alunos que possam fazer a diferença no mundo, segundo a doutora em psicologia cognitiva e diretora pedagógica da escola, Alena Nobre.
“Todo o nosso processo de abertura para esta nova etapa aconteceu de maneira muito tranquila, pois o Novo Ensino Médio está muito alinhado com os valores que temos. É a continuidade de um trabalho que já fazemos, com as adaptações necessárias”, explica.
O Saber Viver se preparou para o momento de maneira integral, com renovação da estrutura física, preparação de alunos, família e professores e apresentação de nova proposta pedagógica. A escola agora conta com uma área ao ar livre, para que os alunos possam entrar em contato com a natureza em um espaço mais relaxante, no formato coworking para que eles possam estudar, se relacionar e participar de atividades.
“As árvores deste espaço foram plantadas pelos alunos do 9º ano, como forma de eles participarem dessa construção de maneira afetiva. O serviço de psicologia também teve vários encontros com eles e as famílias, para conversar sobre esse momento de transição e auxiliar no desenvolvimento da rotina de estudos”, conta a diretora pedagógica.
O projeto pedagógico une teoria e prática, sendo fiel ao modelo do Novo Ensino Médio. Uma das premissas é o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e, para isso, os alunos terão o Projeto que Vida, no qual toda semana eles vão refletir sobre suas afinidades profissionais para escolher o caminho que devem seguir no futuro.
Além disso, os estudantes poderão escolher atividades extracurriculares de acordo com seus interesses e aptidões. “O aluno pode fazer aulas olímpicas, voluntariado para atender demandas sociais ou monitorias, ampliando o horário de estudo dentro da escola. O nosso objetivo é que eles possam se descobrir e viver a escola de uma maneira prazerosa. Se ele encontra o conhecimento e o prazer de aprender, ele se desenvolve melhor e com mais autonomia”, esclarece Alena.
“Tanto para as construções cognitivas quanto para as sociais e emocionais, a gente acredita que esse combo de estrutura física, socioemocional e projeto pedagógico intencional vai fazer com que os estudantes consigam encontrar o lugar deles na universidade que eles querem e sejam profissionais felizes que possam fazer a diferença no mundo, que é a nossa missão”, finaliza.
VESTIBULAR
Alena ainda destaca que o Saber Viver conta com professores experientes para desenvolver as habilidades necessárias para que os alunos possam se preparar para os diversos tipos de prova e tenham organização para estudar para o ENEM, SSA ou concorrer às vagas de universidades de outros estados.
Esta preparação começa bem antes do Ensino Médio. “O aluno tem um apoio significativo nas disciplinas e horário de estudos. Além do trabalho dentro de sala, eles contam com o serviço de orientação psicológica para que tudo se encaixe em sua rotina, afinal, eles não podem ficar sobrecarregados. Os alunos precisam dormir oito horas, fazer atividade física e se alimentar bem para render em qualquer momento escolar que ele esteja. Ele precisa ter uma rotina e isso faz parte da metodologia de trabalho no dia a dia da escola”.